Hurb é condenada a indenizar consumidora por descumprir oferta

A Hurb foi condenada a indenizar uma cliente em mais de R$ 15 mil por descumprir oferta de viagem internacional

A Hurb foi condenada a indenizar uma cliente em mais de R$ 15 mil por descumprir oferta de viagem internacional. De acordo com o site Rota Jurídica, a cliente comprou quatro pacotes turísticos na modalidade data flexível, mas não conseguiu viajar nos dias escolhidos. A empresa terá de devolver mais de R$ 11 mil, valor pago pelos pacotes, além de pagar R$ 6 mil de danos morais.

A determinação foi dada em projeto de sentença da juíza leiga Mariana Rodrigues Amorim dos Santos, homologado pelo juiz Rinaldo Aparecido Barros Juiz de Direito, do 8º Juizado Especial Cível de Goiânia, no dia 15 de junho.

Segundo explicou a advogada Bruna Cristina Silva Loures, foram adquiridos quatro pacotes para Roma, na Itália – com saída de São Paulo. Sendo que, no ato da compra, foram indicadas três possíveis datas para que a viagem ocorresse. Contudo, quase dois meses antes da primeira data, a empresa informou que seria necessário escolher outros dias para marcar os bilhetes, em razão de indisponibilidade promocional do aéreo ou da hospedagem.

Ainda de acordo com a defensora, a parte cliente já estava se organizando para as férias em uma das datas escolhidas, juntamente com sua família. Assim, abriu uma reclamação em site especializado, porém sem sucesso. Observou que as reclamações em relação à empresa têm crescido exponencialmente, pelo fato de ter ofertado algo que não consegue cumprir.

Em contestação, a Hurb defendeu a licitude da troca das datas, pois seria circunstância prevista no contrato. Contudo, a juíza ressaltou que a parte ré não foi capaz de refutar de forma satisfatória os fatos narrados pela autora, tampouco provou a existência de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos de seu direito.

A juíza ainda disse que a agência solicita que o consumidor indique três datas para a viagem, contudo, fica adiando repetidamente, como tem feito com diversos clientes na mesma situação. E que, diante do dever de lealdade contratual, a empresa deveria respeitar alguma das datas indicadas no ato da compra.

Salientou que a empresa vendeu grande quantidade de pacotes de viagens por valores consideravelmente abaixo do habitual, mas sem ter garantias de que conseguiria cumprir com os contratos que firmou nestes termos. 

Diretora de Comunicação sai da empresa após mais de 2 anos

A diretora de Comunicação da Hurb, Ana Carolina, anunciou, no última dia 16, que está de saída da empresa após mais de 2 anos. Em sua mensagem de despedida, Ana Carolina afirma que sai do Hurb “honrada por ter promovido a inclusão de mulheres na Ciência e na Computação e ajudado milhares de brasileiros a viajar”. 

Carolina deixa o cargo no mesmo período em que o CEO renunciou, que o cofundador anunciou sua saída e que Lia Coutinho partiu para outros desafios.

“Hoje, após pouco mais de dois anos, encerro meu ciclo no Hurb. Quando cheguei, em junho de 2021, não podia imaginar os caminhos que eu trilharia na companhia. Junto a minha equipe e mentores, tive a oportunidade de desenvolver a área de Educação do Hurb e ajudar a realizar muitos sonhos – meus e de dezenas de outros jovens profissionais. Tive ainda o privilégio de formar e desenvolver o time de Relações Públicas que, comigo, atravessou períodos empolgantes”, lembra ela.

No final de 2022, Ana aceitou o desafio de assumir a gestão das equipes de branding e mídia social.Tenho muita sorte de ter cruzado com profissionais extremamente competentes, com os quais aprendi e desenvolvi laços de amizade. Sou muito grata ao Hurb por ter me proporcionado tantas oportunidades. A decisão que comunico hoje não é fácil. Parto em busca de novos caminhos pessoais e profissionais”, afirmou ela.

Por fim, agradeceu aos seus colegas, especialmente à equipe que trabalhou diretamente consigo, aos demais líderes e a cada mentor que dedicou um pouco do seu tempo ao meu desenvolvimento profissional.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile