Hurb demite cerca de 40% do quadro de funcionários

A grave crise que acomete a Hurb atingiu os funcionários da companhia

A grave crise que acomete a Hurb atingiu os funcionários da companhia. A empresa iniciou um plano de demissões de cerca de 400 pessoas — algo como 40% do seu quadro de colaboradores, de cerca de 1 mil pessoas. Segundo fontes ouvidas pelo jornal “O Globo”,  os cortes acontecem um dia após a Senacon determinar o fim da venda de pacotes flexíveis — principal produto da empresa — por falta de comprovação da capacidade financeira.

O Hurb vende pacotes em que apenas o destino é definido. As datas ficam em aberto e, por contrato, a empresa geralmente tem dois anos para adquirir as passagens e os hotéis. Porém, após vender cerca de R$ 3 bilhões em pacotes na pandemia — quando a indústria estava parada e ela não precisava gastar com a compra de bilhetes ou diárias de hoteis — a empresa agora está sem caixa para honrar os pacotes.

Os preços já eram bastante agressivos e ficaram ainda mais descolados da realidade com a alta no preço das passagens aéreas, a partir da retomada da pandemia.

Sem poder vender novos pacotes flexíveis, a empresa deixa de ter novas entradas de recursos.

Procurada pelo jornal, a empresa enviou uma nota na qual não confirma o número de dispensados nem o número de colaboradores antes dos cortes. Veja o comunicado:

Em resposta ao momento desafiador que vem atravessando, o Hurb – empresa brasileira que está no mercado há mais de 12 anos – está promovendo mudanças em todas as suas áreas, como parte da reestruturação da companhia. Nesse contexto, inúmeras medidas estão sendo tomadas para garantir a continuidade dos negócios, entre elas a readequação de seu quadro de colaboradores, além de outras ações que visam a redução de despesas. Em respeito às pessoas, a empresa não fornecerá detalhes sobre essas movimentações e reitera que está prestando todo o apoio para os profissionais afetados, sempre respeitando a legislação trabalhista.

O Hurb reconhece que as decisões são difíceis e lamenta ter que adotá-las, mas reforça que todas são necessárias para que a empresa possa atravessar a situação atual e volte a operar regularmente em conjunto com os seus colaboradores, prezando pelo melhor interesse da companhia, de seus consumidores e parceiros. O Hurb reconhece e agradece o esforço e o comprometimento dos profissionais que deixam a empresa e se mantém à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Hurb cancela hotel e casal usa dinheiro de alimentação para dormir

A Hurb continua se envolvendo em polêmicas. Desta vez, um casal acusou a agência de cancelar o hotel da família na Alemanha, sem aviso prévio. De acordo com eles, os dois foram para a Alemanha, em uma viagem de nove dias, para comemorar o aniversário de 25 anos de casamento. Com o cancelamento da estadia, Maria e Celso Tupinambá contaram em entrevista ao “G1”, que tiveram que utilizar o dinheiro da alimentação para conseguirem dormir.

“Ainda estamos aqui em Berlim, sem hotel pago pela Hurb. Nós tivemos que pagar do nosso próprio bolso. Isso dificultou bastante, porque o dinheiro que tinha reservado para alimentação e passeios, teve que usar com hotel’, disseram. O cancelamento do hotel só foi descoberto em 27 de maio, quando o casal tentou realizar o check-in no local. 

A Hurb se posicionou por meio de nota, afirmando que as estadias foram adiadas por motivos operacionais e que enviou um comunicado aos viajantes no dia 25 de maio, um dia antes do embarque, a família Tupinambá nega ter recebido o comunicado.

“A empresa reconhece que toda viagem gera expectativas e lamenta pelo ocorrido. Comprometido a realizar a viagem dos seus clientes, a empresa sugeriu, via comunicado, que os viajantes impactados indiquem novas datas de embarque para o segundo semestre de 2023 ou primeiro semestre de 2024, oferecendo a extensão do período de validade da oferta até junho de 2024”, finalizou a nota da Hurb.