Negócios

Hurb é multada pelo Procon do Rio em R$ 400 mil por irregularidades

Punição foi motivada depois de várias tentativas dde conciliação amigável dos consumidores com a agência de viagens

O site de viagens Hurb (antigo Hotel Urbano) foi multado, nesta segunda-feira (25), pelo Procon do Rio de Janeiro em R$ 407.324,44 por descumprimento de oferta e prática abusiva. A punição foi motivada depois de várias tentativas do órgão de conciliação amigável dos consumidores com a agência de viagens.

A Hurb terá o prazo de 15 dias para apresentar recurso, que será analisado pela equipe de advogados do Procon. De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, depois de terem sido feitos contatos com os consumidores, foi constatado que 122 acordos foram cumpridos. Essa atitude da agência motivou o Procon-RJ a realizar reunião com a empresa e convidá-la a participar de um mutirão de audiências virtuais conciliatórias.

Com isso, nas duas últimas semanas, foram realizadas 104 novas audiências. “Mas a falta de propostas efetivas de acordo levou à suspensão de novos agendamentos até que a Hurb venha a apresentar prazos razoáveis para as devidas devoluções de valores ou cumprimento de ofertas aos consumidores que registraram suas reclamações junto aos canais de atendimento do Procon-RJ” explica Coelho.

Segundo o presidente do Procon-RJ, todos os meios de conciliação foram empregados na tentativa de solucionar os casos individuais registrados junto à autarquia: “Apesar de reuniões com representantes da empresa, não foi possível, até o momento, chegarmos a um resultado satisfatório para a maioria dos consumidores”, disse Coelho.

Sendo assim, além da autuação resultado de processo administrativo instaurado no início deste ano, poderão ser aplicadas outras multas nos demais procedimentos individuais.

Hurb: CEO diz que 17 mil clientes estão esperando reembolso 

O CEO e fundador da Hurb, João Ricardo Mendes, prestou depoimento na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das pirâmides financeiras há duas semanas e afirmou que a empresa conseguiu negociar com um banco a antecipação de recebíveis, que estava prevista para o dia 18 de setembro..

O executivo informou que 17 mil clientes estão com pedidos em aberto para receber seu dinheiro de volta. Outros 36 mil não conseguiram viajar e não pediram reembolso. Mendes não informou o nome do banco, mas, segundo disse na CPI, a empresa deverá quitar as pendências de reembolso até o fim do ano.

“Vou fazer de tudo para pagar [as pendências de reembolso] até o final do ano”, disse. “Estou confiante na boa fé [da instituição financeira] de que segunda-feira vamos destravar parte dos recebíveis”, disse.

Mendes foi questionado sobre as alternativas da empresa diante da recusa do banco em antecipar os recursos. O plano, disse, seria captar recurso no mercado. “Literalmente, na hora que eu quiser a gente faz aumento de capital”, disse.

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