Hurb evita multa, mas responde inquérito na Senacon

Hurb conseguiu responder no prazo as informações solicitadas pela Senacon

O Hurb conseguiu responder no prazo as informações solicitadas pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça. A agência de viagens teve até a noite de segunda-feira (8) para apresentar esclarecimentos sobre a sua situação econômica e financeira no âmbito cautelar. 

Segundo a secretaria, o Hurb respondeu aos pedidos de esclarecimentos sobre a previsão de recursos para honrar os pacotes de viagens ofertados. “As informações estão sob sigilo comercial e estão sendo analisadas pelo departamento responsável”, disse a pasta em nota. As informações são do jornal “O Globo”.

A agência de viagem online enfrenta uma onda de reclamações de passageiros que compraram pacotes a preços promocionais na pandemia e não estão conseguindo viajar. Agora, a empresa passa por um processo de mudança de gestão e diz estar tentando resolver as queixas.

Os problemas do Hurb vinham se acumulando na medida em que venceu o prazo de dois anos para a realização de viagens vendidas durante a pandemia. A empresa vendeu hoteis e passagens a preços bastante agressivos e enfrenta problemas para honrar os pacotes, que hoje estão muito mais caros. Os problemas se agravaram quando o fundador e então CEO, João Ricardo Mendes, passou a xingar e ameaçar clientes em grupos de WhatsApp.
rtados. “As informações estão sob sigilo comercial e estão sendo analisadas pelo departamento responsável”, disse a pasta em nota.

A empresa é alvo de processo administrativo da secretaria pela violação de uma série de artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A empresa tem 20 dias, a contar do dia 3 de maio, quando foi notificada do inquérito administrativo, para apresentar sua defesa.

 

Hurb: clientes relatam cancelamentos de voos

Depois de problemas em hospedagem de hóteis, clientes da Hurb relataram dificuldades em conseguir embarcar em voos que já estavam agendados pela agência de viagem.

Segundo diversos clientes relataram nas redes sociais nos últimos dias, mesmo depois de confirmarem seus códigos de reserva junto às companhias aéreas com antecedência, não conseguiram fazer check-in. Um internauta disse que ligou para a companhia aérea e foi informado de que o bilhete não foi emitido “por falta de pagamento.” As informações são do jornal “O Globo”.

De acordo com a publicação, nos bastidores, fontes do setor aéreo dizem que algumas companhias só estão aceitando reservas de clientes da Hurb após pagamento à vista feito pela startup.

Outros consumidores relataram ter recebido email da Hurb a poucas horas do voo informando que havia um problema com o bilhete e que, por isso, a viagem deveria ser remarcada. Um post disse que a mensagem da companhia pedia expressamente para que o viajante não fosse ao aeroporto.

Procurada, a Hurb disse que “por problemas operacionais, alguns voos adquiridos na plataforma de viagem não foram confirmados junto à companhia aérea.”

“A empresa informa que, ao tomar conhecimento da situação, iniciou uma força-tarefa para solucionar a questão, tendo a companhia entrado em contato com os clientes impactados via e-mail e SMS para minimizar quaisquer transtornos. A empresa aproveita para frisar que está trabalhando na emissão de novos vouchers e se compromete com a realocação de todos os viajantes.”