Hurb: João Ricardo Mendes volta ao cargo de CEO e agrava crise

Além da volta do antigo CEO, os salários atrasados complicam ainda mais a situação da empresa

A Hurb anunciou que o antigo CEO e co-fundador da agência de viagens, João Ricardo Mendes, voltará a assumir o cargo após Otávio Brissant ter renunciado ao cargo na segunda-feira (5). Mendes deixou a cadeira após a divulgação de um vídeo seu xingando clientes da empresa, em abril.

O CEO que reassume o cargo enfrenta o desafio de equilibrar as finanças da empresa Hurb. Após realizar demissões que afetaram 40% dos funcionários, a companhia está encontrando dificuldades para pagar os salários daqueles que permaneceram.

Segundo a coluna Capital, do jornal O Globo, os trabalhadores foram informados por um comunicado interno na terça-feira (6) que haverá um atraso de três dias no pagamento dos salários, que serão divididos em duas parcelas.

A empresa Hurb enfrenta uma crise agravada pela suspensão da venda de pacotes flexíveis pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). Essa modalidade, que era a principal fonte de receita da empresa, foi suspensa devido aos problemas que causava aos clientes.

Além disso, a Latam suspendeu a emissão de passagens para o Hurb e buscou cobrar uma dívida milionária através de uma ação judicial, aumentando a pressão financeira sobre a empresa. Esses eventos têm impactado significativamente as operações e as finanças do Hurb, exigindo esforços para superar os desafios e recuperar a estabilidade.

Hurb retoma venda de pacotes com mudanças; veja o que muda

O Hurb, antigo Hotel Urbano, retomou nesta segunda-feira (5) a oferta de pacotes em seu site de viagens, desta vez, com data fixa. Após ficar alguns dias suspenso. 

A suspensão de ofertas do Hurb aconteceu quando o governo federal paralisou temporariamente a comercialização dos pacotes com datas flexíveis, que não estabelecem uma data fixa para a viagem, em razão das “irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia”.

Como ficam os novos pacotes?

O Hurb explicou em nota ao Infomoney, que o “pacote de data flexível”, nada mais é do que um pacote promocional. Por isso, não permite ao viajante garantir uma data específica para a viagem logo no momento da compra. “Os voos e o hotel da viagem são definidos de acordo com a disponibilidade do tarifário promocional”, explicou a companhia.