Hurb se defende contra ação coletiva que pede bloqueio de bens

Defesa alega que o número de reclamações é "ínfimo" perto dos pacotes que foram entregues

A defesa da Hurb contestou na 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro a ACP ( Ação Civil Pública) do Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania) ação coletiva que pede o bloqueio dos bens da empresa e compensação aos clientes por danos morais.

De acordo com o escritório Palheiro e Costa Sociedade de Advogados que representa a Hurb, “Muito ao contrário do que está (parcamente) alegado na petição inicial, o número de reclamações realizadas contra o Hurb é ínfimo, quando comparado ao número de pacotes comercializados”.

Além disso, segundo eles, o Ibraci “não juntou absolutamente qualquer documento à sua petição inicial”. O escritório alegou que a ACP foi feita “com base exclusiva em manchetes de imprensa”.

Hurb é alvo de ação coletiva por consumidores no Rio de Janeiro

Lesados pela plataforma de viagens Hurb se uniram e protocolaram, nesta segunda-feira (1º), uma petição inicial de ação coletiva para o bloqueio judicial nas contas da empresa, com o objetivo de pagamento de indenizações, além da compensação por danos morais individuais, em valor, a ser fixado pelo Juízo. Com informações do “Info Money”.

A ação é movida pelo Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania) e foi entregue à 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Interessados em participar poderão se habilitar na ação após a publicação em Diário Oficial de edital de chamamento, como informou na petição o advogado especializado em direito do consumidor Gabriel de Britto Silva, diretor jurídico do Ibraci.

Segundo dados da plataforma consumidor.gov consultados pelo “Info Money”, foram mais de 7 mil reclamações nos primeiros três meses deste ano, e outras 12 mil em 2022. Além disso, o índice de solução das demandas no site caiu de 64% (2022) para 45% (2023).

Hurb: multas podem chegar a R$ 13 milhões com processos

A Hurb enfrentará uma ação judicial aberta pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), que alega que a empresa desrespeitou os direitos dos consumidores. O processo tem multas que podem chegar a R$ 13 milhões.

O BPMoney noticiou na sexta-feira (28) que o órgão pediu que a empresa comprove que tem condições financeiras para cumprir com as vendas de pacotes de viagens.

O secretário da pasta, Wadih Damous, disse que a situação da Hurb é “inaceitável”. Neste ano, foram registradas milhares de reclamações na plataforma consumidor.gov, onde a taxa de resolução de problemas caiu de 64% para 50%, com relação a 2022. 

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