As exportações de bens e serviços tiveram queda de 9,8%, enquanto as importações de bens e serviços recuaram 8,3% no terceiro trimestre deste ano, frente ao segundo trimestre, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (2) – veja mais aqui.
De acordo com a pesquisa, as exportações sofreram impacto do recuo de 8,0% na agropecuária, em consequência do encerramento da safra de soja.
“A balança de bens e serviços negativa acabou puxando a variação do PIB para baixo na comparação com o trimestre anterior. Cabe destacar, no entanto, que na comparação interanual, ambas as atividades tiveram alta acentuada, muito por conta da retomada do turismo internacional, mas a contribuição ao crescimento ainda ficou negativa, já que as importações (20,6%) superaram em muito as exportações (4,0%)”, informou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, em nota.
As exportações que registraram melhores resultados, na comparação interanual, foram: produtos de metal, máquinas e equipamentos e especialmente os serviços. Já em relação às importações, as altas mais fortes foram: veículos automotores, produtos farmoquímicos, máquinas e equipamentos e produtos químicos.