Fabricio Bloisi, o fundador da Movile e CEO do iFood, está se despedindo do cargo para assumir a liderança da Prosus, uma holding de investimentos em tecnologia que controla a Movile e tem um valor de mercado superior a US$ 95 bilhões na Bolsa de Amsterdam.
Diego Barreto, atual vice-presidente de finanças e estratégia do iFood, será o sucessor de Fabricio, trazendo consigo mais de 7 anos de experiência na empresa.
A Prosus foi criada em 1997 como parte de uma cisão da Naspers, uma empresa sul-africana de mídia que optou por separar seus ativos de tecnologia e levá-los para o mercado de ações.
Atualmente a Prosus possui um portfólio diversificado de mais de 100 empresas em vários países, com foco especial em mercados emergentes como Brasil, China e Índia.
Dentro do portfólio da Prosus, o iFood é o terceiro maior investimento, ficando atrás apenas da Tencent, o gigante chinês por trás do WeChat, e da Meituan, uma das maiores empresas chinesas de entrega de alimentos.
Além do iFood, a Prosus também é investidora em outras empresas como a PayU, a maior fintech da Índia, a OLX e a Delivery Hero, líder em entrega de alimentos na Alemanha. No Brasil, a Prosus tem participações na Creditas, Sympla e Kovi.
Como líder da Prosus, uma das decisões estratégicas que Fabricio enfrentará é determinar o rumo dos investimentos em entrega de alimentos da empresa em todo o mundo. Além do iFood, Meituan e Delivery Hero, a Prosus também controla a Mr. D, o principal player desse mercado na África do Sul.
Diego Barreto assume comando no iFood
O iFood revelou que Diego Barreto assumirá o cargo de presidente, sucedendo a Fabrício Bloisi, que agora atua como diretor-presidente da Prosus, sua controladora.
Barreto integra o grupo Movile desde 2016 e desempenha as funções de diretor financeiro e vice-presidente de estratégia no iFood desde 2018. Bloisi continuará atuando como presidente do conselho da plataforma de entrega.
“São seis anos trabalhando ao lado do Fabrício, compartilhando sua visão de futuro, importantes decisões e contribuindo para a consolidação da cultura do iFood, para o seu crescimento e inovação”, diz o novo presidente, em nota.
Na madrugada desta sexta-feira (17), a Prosus revelou que o executivo brasileiro assumiria o cargo de CEO global, substituindo Ervin Tu, que havia ocupado interinamente a posição desde setembro. A empresa holandesa é a principal acionista da Tencent.