iFood: líder no setor, empresa avança em território da Rappi para dominar mercado

No app do iFood dá para perceber que já é possível comprar itens como sapatos, roupas, papelaria e produtos para a casa

Líder absoluto no segmento de entregas de refeições no Brasil, o iFood busca agora consolidar sua presença no mercado. Para isso, a empresa deu mais um passo. 

Ao navegar pelo aplicativo móvel, dá para perceber que já é possível comprar itens como sapatos, roupas, papelaria, produtos para a casa, eletroeletrônicos, entre outros. 

Com isso, o iFood avança no objetivo de tornar-se um “superapp” a fim de fazer frente a Rappi, sua principal rival. De acordo com a Veja, um executivo ligado à empresa afirma que a estratégia é explorar novas possibilidades de trazer receita ao negócio. 

“Estamos entrando de maneira orgânica em outro nicho de mercado”, afirma o executivo – que preferiu não se identificar, descartando aquisições para atuar nos novos segmentos. 

iFood registra queda de 66% no lucro operacional

O iFood registrou queda de 66% em seu lucro operacional no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2022 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Prosus, investidora da plataforma.

De acordo com os dados, o GMV (Gross Merchandise Value, que equivale ao valor monetário total de vendas) teve alta de 41%, enquanto a receita cresceu 29%. Além disso, a receita total avançou para US$ 991 milhões, devido à expansão do serviço para outras cidades no País. 

Já o prejuízo da operação aumentou para US$ 206 milhões. A empresa atribuiu o aumento por investimentos na frente de entregas de supermercado. O lucro operacional também caiu de US$ 30 milhões para US$ 10 milhões. 

iFood promove demissões motivadas por “revisão da operação”

No final de março, o iFood contava com cerca de 317 mil lojistas registrados em 1.780 cidades brasileiras. A empresa reportou a entrega de 68 milhões de pedidos somente no mês de março deste ano. Mesmo assim, recentemente, foi divulgado que a startup demitiu 80 funcionários, segundo a plataforma Layoffs.

Ao menos 35 pessoas dos departamentos de marketing, recursos humanos e dados teriam sido demitidas. No LinkedIn, ex-funcionários relataram surpresa com a notícia. Algumas pessoas demitidas estavam no iFood há menos de um mês.