Usuários do iFood têm reclamado de dois restaurantes cadastrados na plataforma. O Carne na Brasa e o Panela de Fogão, ambos em São Paulo, não entregam comida alguma após a realização do pedido. As queixas foram feitas no site “Reclame Aqui”.
O Carne na Brasa registra cerca de dez reclamações nos últimos dez dias, enquanto o Panela de Fogão conta com quatro reclamações cadastradas no iFood. O detalhe é que os cardápios dos dois são idênticos e com preços baixos.
No Carne na Brasa, por exemplo, um prato de filé mignon grelhado com arroz e batata frita custa R$ 29. No Panela de Fogão, o mesmo prato custa ainda menos, R$ 19. Os dois restaurantes não têm nenhuma avaliação de clientes.
CNPJs dos restaurantes foram abertos neste mês
No endereço cadastrado pelo Carne na Brasa na plataforma, há um prédio em construção. Já o do Panela de Fogão fica em uma praça na região da rua 25 de março, área de comércio popular da capital paulista. Ambos os CNPJs estão ativos e foram abertos em maio deste ano.
De acordo com o UOL, os números cadastrados no iFood não completam a ligação. O Panela de Fogão, ainda de acordo com a publicação, colocou como contato no iFood um número de celular de uma pessoa que não tem qualquer relação com a empresa.
A dona do número afirmou que recebe diversas ligações e mensagens de pessoas reclamando que não receberam seus pedidos. De acordo com ela, o intervalo entre uma ligação e outra dura cinco minutos.
iFood diz que analisa caso
A plataforma afirmou que está analisando os casos, mas não explicou se haverá ressarcimento aos clientes prejudicados. “O iFood repudia desvios de conduta de qualquer usuário cadastrado no aplicativo, sejam consumidores, estabelecimentos parceiros ou entregadores independentes”, afirmou em nota.
O iFood também explicou o processo de cadastramento na plataforma. Dados como CNPJ ativo, CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), endereço e dados bancários da pessoa jurídica precisam ser enviados. Todas as informações são verificadas pela plataforma.
“A empresa possui um time interno especializado e dedicado para acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país, e a tecnologia é utilizada para averiguação de dados, com a utilização de diferentes processos que permitem evitar e/ou direcionar quando há qualquer suspeita. Se a fraude for confirmada, o restaurante é descadastrado da plataforma e o caso também pode ser encaminhado para investigação das autoridades policiais”, diz a nota.
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Enquanto analisa o caso, o iFood ainda mantém ambos os restaurantes cadastrados na plataforma.