
A IMC (International Meal Company), grupo responsável por redes como KFC, Pizza Hut e Frango Assado no Brasil, anunciou a criação de uma joint venture para a operação do KFC no país, em parceria com a Kentucky Foods Chile Limitada.
A empresa chilena do setor de food service com presença na América Latina, se junta à holding brasileira nesse novo empreendimento.
A IMC manterá 41,7% da nova empresa, enquanto a participação de 58,3% será vendida por US$ 35 milhões (aproximadamente R$ 200 milhões).
A transação, que contou com a aprovação da Yum! Brands, proprietária global da marca, avaliou o ativo em US$ 60 milhões (cerca de R$ 343 milhões).
Alexandre Santoro, CEO da IMC, comentou sobre o acordo: “Essa cifra reforça que a soma das partes vale mais que o todo da IMC, que está avaliada em cerca de US$ 50 milhões”, em entrevista ao NeoFeed.
“A ideia é destravar o potencial do KFC. Nossa fatia será diluída, mas faremos parte de um negócio que ficará maior”, disse.
As negociações, que começaram há um ano, ganharam velocidade nos últimos dois meses. A Kentucky Foods Chile, fundada em 1986, é a master franqueada do KFC na América Latina, com mais de 550 unidades da marca.
Já o KFC Brasil, que em 2019 contava com apenas 50 unidades, agora possui 231 restaurantes, resultado de um intenso foco da IMC na marca, ao lado do Pizza Hut e Frango Assado.
Contudo, o grupo enfrentou desafios em 2021, com uma arbitragem movida pela Yum! Brands, decorrente de discordâncias sobre metas não cumpridas durante a pandemia e os planos de expansão da marca no Brasil.
A disputa foi resolvida em outubro de 2022, com um acordo que renovou os compromissos até 2032.
Parceria estratégica impulsiona expansão do KFC Brasil
Com o novo parceiro, Santoro acredita que o KFC Brasil estará mais capacitado para crescer. Além disso, a IMC não precisará investir diretamente na operação, o que, segundo ele, é uma estratégia importante, já que a empresa enfrenta restrições de capital devido ao cenário econômico e à sua operação multimarcas.
“Estamos trazendo um sócio que vai fazer a capitalização para custear os investimentos necessários para a marca no Brasil”, explicou o CEO.
Com esse novo arranjo, o KFC Brasil deverá continuar seu ritmo de expansão, com a expectativa de abrir entre 30 e 40 novas unidades nos próximos anos, com um foco maior em lojas de rua, alterando um pouco o mix de expansão em relação ao modelo anterior.