A Meta (M1TA34), dona do Instagram, anunciou nesta terça-feira (13) novas funcionalidades para a rede social. A primeira novidade é o “Notes”, uma nova forma de usuários compartilharem seus pensamentos.
Segundo a empresa, as notas são postagens curtas, de até 60 caracteres, usando apenas texto e emojis. Mark Zuckerberg, dono da Meta, compartilhou a informação em sua página no Instagram. “Apresentando o Notes no Instagram – um novo espaço para compartilhar pensamentos, fazer perguntas ou postar um status logo acima da caixa de entrada da DM”, explicou o executivo.
Para deixar uma nota é preciso ir até o topo da caixa de entrada, selecionar os seguidores ou as pessoas na lista de amigos próximos, e assim a nota aparecerá na parte superior da caixa de entrada por 24 horas. Segundo a Meta, as respostas às notas chegarão como DMs na caixa de entrada.
“Durante os testes, descobrimos que as pessoas gostam de ter uma maneira fácil e leve de compartilhar o que pensam e iniciar conversas. Desde pedir recomendações até compartilhar o que estão fazendo, o Notes oferece às pessoas uma maneira casual e espontânea de se expressar e se conectar umas com as outras”, explicou o Instagram em postagem no Blog da Meta.
Outros recursos do Instagram
A rede social também informou que está testando novos recursos no Stories. A ferramenta “Add Yours”, ou “Use a Sua”, em português, está recebendo uma atualização. Muito usada para photodumps, o recurso pode receber um upgrade que permite que usuários convidem amigos para participar do sticker. Um botão de “Pass it On”, ou “Passe para Frente”, em português, fará com que seja possível convidar os seguidores a postar o mesmo sticker.
Ainda, o Instagram informou que está testando a ferramenta “Candids”, que permite que os usuários tirem fotos reais do momento que estão vivendo. O recurso é parecido com o aplicativo “BeReal”, que envia uma notificação diária aos usuários para que tirem uma foto do que está acontecendo naquele momento. O aplicativo registra, simultaneamente, uma fotografia de ambas as câmaras, selfie e frontal. A mesma dinâmica deve acontecer com o “Candids”.
O Instagram também informou que, em breve, deve lançar perfis em grupo. Sempre que um usuário compartilhar uma imagem no perfil, apenas membros a receberão e será postado no perfil do grupo em vez do perfil do usuário.
Além disso, a rede social vai testar o “Collaborative Collections”, ou “Coleções Colaborativas”, em português. A ferramenta permitiria que os usuários do Instagram se conectem com amigos por interesses em comum, salvando postagens em uma coleção colaborativa.