A participação de mercado da Intel nas vendas de MPUs (microprocessadores) para desktops, notebook e servidores atingiu seu menor nível desde 2006 no terceiro trimestre deste ano, aponta relatório do Citi.
A participação geral da Intel em MPUs foi de 68,4% no período, o que significa uma queda de 262 pontos-base em relação aos 71,1% do segundo trimestre. De acordo com o Citi, a companhia está perdendo espaço para a AMD e a ARM.
Entre julho e setembro, a AMD avançou 513 pontos-base nas vendas de MPUs para desktops e alcançou 26,8% de participação no mercado, enquanto a Intel perdeu 608 pontos-base, com 66,4%.
Já nas vendas de MPUs para notebooks, a Intel caiu 171 pontos-base, com 68,9% do mercado. Enquanto isso, a AMD cresceu 19,8% (174 pontos-base a mais que no trimestre anterior).
Para servidores, a Intel mantém uma participação expressiva no mercado, de 70,5%, com uma leve queda de 33 pontos-base. A ARM aumentou sua presença para 7% no segmento.
Por sua vez, a ARM cresceu 95 pontos-base na participação de desktops (com 6,8% do mercado) e 31 pontos-base no setor de servidores (com participação de 7%). Já nas vendas de MPU para notebooks, a companhia teve queda de 2 pontos-base (com 11,39%).
O mercado de MPUs cresceu 1,5% no terceiro trimestre, apontou o Citi. As vendas superaram uma queda sazonal esperada de 2,8%. A demanda por MPUs para notebooks cresceu 3,2%, enquanto a de servidores subiu 7%. Já a venda para desktops caiu 4,8%.
No relatório, o Citi manteve classificação Neutra para a Intel, enquanto recomendou compra para a AMD.
Nvidia entrará para o índice Dow Jones substituindo a Intel
A gigante Nvidia entrará para o índice Dow Jones Industrial Average na próxima semana, substituindo a Intel após 25 anos de presença.
A Intel já foi considerada uma das maiores do setor de tecnologia, porém, vem enfrentando uma série de desafios que a colocaram em uma situação delicada nos últimos anos. A companhia cedeu sua vantagem de fabricação de chips para a rival TSM e perdeu as chances de surfar na onda da Inteligência Artificial (IA).
De acordo com a CNBC”, que cita fontes próximas ao assunto, a Intel está em busca de potenciais compradores de uma participação minoritária na Altera, fabricante de chips programáveis, como parte de uma reestruturação de seus negócios. O negócio está avaliado em US$ 17 bilhões.
As ações da Intel já caem 54% este ano, tornando a empresa a de pior desempenho do índice e deixando-a com o menor preço de ações no Dow, que é ponderado por preço. Os papéis recuavam 1,6% nas negociações pós-mercado na última sexta-feira, enquanto as da Nvidia subiam 2,2%.
Quem também ingressará no índice é a fabricante de tintas Sherwin-Williams, que substituirá a Dow.