Nesta data é comum receber roupas, perfumes e calçados, então por que não dar uma variada e se destacar com um presente que, além de ser memorável por anos, servirá como uma renda extra para o paizão.
Aqui no Brasil é um hábito antigo dos pais apresentarem aos filhos e netos a poupança. Em contrapartida, nos Estados Unidos, há um costume dos pais abrirem um investimento de longo prazo quando os filhos nascem.
Este é o momento de mostrar que existem investimentos bem melhores que a Poupança e que podem fazer uma grande diferença na vida financeira.
É interessante fazer a ressalva de que presentear com um capital, não é a mesma coisa que simplesmente dar dinheiro.
O investimento é uma semente e com o tempo irá gerar frutos ao longo do tempo e também servirá de incentivo para seu pai colocar mais dinheiro naquela palicação.
Existem algumas maneiras de dar um investimento de presente para o seu pai e se faz necessário ter algumas coisas em mente.
De acordo com a planejadora financeira, Viviane Ferreira, pensar quanto tempo falta para seu pai se aposentar é um bom lugar de partida, e dependendo da resposta, você consegue escolher o melhor investimento para ele.
Segundo a economista, quanto antes melhor, mas caso falte pouco tempo é necessário um plano estratégico para investir mensalmente, de maneira que se alcance um montante desejado no período planejado.
Ferreira recomenda que se o pai for iniciante no mercado financeiro e ainda não investe através de corretora, ela recomenda começar investindo no Tesouro Selic. Caso já possua investimentos, é recomendado comprar cotas de um fundo imobiliário, que dará uma renda mensalmente ou comprar um fundo de ações listado em bolsa, chamado ETF.