Capital aberto

"IPO sem fundamentação não faz sentido", diz presidente do G4 Educação

O CEO explica que se o IPO for feito com para a condução de um projeto específico e ele não se desenvolver bem, o mercado vai reagir.

Foto: Divulgação / G4 Day
Foto: Divulgação / G4 Day

Em entrevista exclusiva ao BP Money, um dos fundadores do G4 Educação, Tallis Gomes, afirmou que “IPO (abertura de capital) sem fundamentação não faz sentido”. Apesar disso, salienta que uma abertura de capital é um mal necessário.

“IPO é um mal necessário, é importante que a gente fale isso porque muitos empreendedores entram no ‘jogo’ e falam ‘meu sonho é fazer um IPO’, tá errado, esse sonho não é um sonho bacana. O sonho bacana é não precisar de IPO”, afirmou o empresário, durante o G4 Day, evento promovido pela empresa de Gomes.

A título de exemplo, muitas companhias que precisaram abrir capital durante a pandemia da Covid-19 atualmente acompanham suas ações derreterem.

No início de 2023, cerca de 85% das empresas que abriram capital durante a crise sanitária estavam no vermelho. Informações do “Valor” apontaram que num grupo de 65 organizações que abriram capital no período, a queda média era de 57% no início do ano passado.

Mesmo com o IPO sendo um “mal necessário”, o empresário argumenta que o caminho para uma empresa ter sucesso é conseguir expandir a companhia sem precisar diluir a participação do proprietário, ou idealizador, da organização.

“Se a captação de recursos for com a finalidade de concluir projetos específicos e esses negócios não se desenvolverem bem, o mercado vai reagir e o ‘papel vai derreter'”, avaliou.

Chairman do G4 pondera necessidade de IPO

Na perspectiva do executivo do G4 Educação, o IPO é necessário quando uma empresa avista uma oportunidade e não tem lastro o suficiente para arcar com uma dívida.

O empresário deve pensar: “eu vou levantar capital porque tenho uma oportunidade de crescimento que possa antecipar essa oportunidade sem botar esse dinheiro (do próprio bolso) na frente”.

Mas ele pontua que a captação desse IPO tem um custo, contudo, um custo menor do que contrair uma dívida no banco.

G4 Educação promove G4 Day

Promovido pelo G4 Educação, o G4 Day é um evento realizado para dois mil empresários e conta com palestrantes como Rony Meisler, Cofundador da Reserva e CEO da Ar&CO, João Pedro Resende, fundador da Hotmart, Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, Alexandre Baldy, Special Advisor BYD Auto Brasil, entre outros. 

G4 Educação é uma instituição de educação com foco em negócios. Fundada em 2019 por Tallis Gomes, Fundador da Singu, da Easy Taxi e autor do livro “Nada Easy”, Bruno Nardon, ex Vice-Presidente da Dafiti, Co-fundador da Rappi Brasil, Alfredo Soares, Fundador da Xtech e Vice-Presidente da VTEX, além de autor dos livros “Bora Vender” e “Bora Varejo”, tendo como CEO o Luccas Riedo. 

A empresa trabalha com um programa de desenvolvimento para auxiliar o crescimento de pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Isso acontece por meio de um conteúdo aplicável e ferramentas práticas, por onde são abordadas as técnicas, os frameworks e ferramentas de gestão, vendas, operações, customer experience e growth utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo. 

O G4 Educação já impactou 45 mil gestores que, juntos, geraram mais de 250 mil novos empregos após passar por um dos programas da escola.