O presidente executivo da ITA (Itapemirim Transportes Aéreos), Adalberto Bogsan, anunciou na última quarta-feira (13) a venda da empresa. A aérea, que pertencia ao Grupo Itapemirim, foi adquirida pela Baufaker Consulting, companhia financeira sediada em Taguatinga, cidade do Distrito Federal.
Segundo a divulgação pública emitida pelo CEO da companhia, o anúncio foi feito internamente aos funcionários na última terça-feira (12), enquanto a empresa ainda pertencia ao Grupo Itapemirim.
Além disso, o executivo também definiu o novo modelo de negócios como “inovador”, e relatou em nota que a empresa pretende trazer cinco Airbus A320ceo. Apesar disso, ainda não foram revelados detalhes sobre os valores da compra.
Ainda de acordo com a declaração, as estratégias para o futuro da ITA em conjunto da Baufaker Consulting serão definidas nos próximos dias, mantendo a expectativa da geração de novos empregos.
Bogsan também afirmou que fará contatos com bancos norte-americanos em busca de financiamento e capital estrangeiro.
A Baufaker Consulting é controlada e administrada por sócios brasileiros, e já planeja a formação da nova gestão da empresa, além de trabalhar na capitalização da companhia.
Fim das operações da Itapemirim aconteceu no final de 2021
Com pouco mais de seis meses de serviços prestados, a Itapemirim paralisou suas atividades no mês de dezembro do último ano.
O encerramento das operações da companhia resultou em cancelamentos de voos sem aviso prévio em todo Brasil, com registro de mais de 500 alterações de trajetos, e mais de 40 mil passageiros com viagens canceladas em aeroportos pelo País.
Logo, os problemas financeiros enfrentados pela empresa desde sua criação em junho de 2021 se intensificaram após o fim das atividades.
Além de atrasos nos pagamentos das diárias à tripulação, e de não realizar o depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a Itapemirim teve rombos milionários ao fim do último ano.