O Itaú Unibanco (ITUB4) irá liberar o uso do iniciador de pagamentos para clientes pessoas física. Por meio dela, poderão fazer Pix do aplicativo do Itaú utilizando recursos depositados em outros bancos. O banco espera que a funcionalidade esteja disponível a todos os clientes PF na primeira quinzena de novembro. Ainda assim, a liberação será em etapas, para os mais de 90 mil funcionários e, depois, para mais de 30 milhões de clientes.
O iniciador de pagamentos permite que o cliente conceda uma espécie de autorização prévia para que uma instituição financeira faça pagamentos por ele. Ainda, parte do arcabouço do open finance, a ferramenta permite pagar com Pix no comércio virtual pulando uma série de etapas, por exemplo. Ainda, a ferramenta abre a possibilidade de pagar a conta em um banco utilizando dinheiro depositado em outro.
“O cliente poderá contar com a experiência dos canais Itaú para a gestão de suas contas em outras instituições com maior facilidade. Nossa ambição é nos tornarmos o principal canal de gestão financeira por escolha de nossos próprios clientes”, disse Marcos Cavagnoli, diretor de Digital Cash Management e Open Finance do Itaú, segundo informações do “Estadão Conteúdo”.
Por enquanto, o iniciador de pagamentos utiliza apenas o Pix. Ainda assim, a ideia do Banco Central é inserir outras formas de pagamento ao sistema no futuro.
O Itaú é ainda uma das poucas instituições financeiras do País habilitadas pelo BC a operar a ferramenta. Além dele, entre os grandes bancos, Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4) e BTG Pactual (BPAC11) estão autorizados.
Por volta das 14h (horário de Brasília), as ações do Itaú Unibanco (ITUB4) operavam em alta de 1,11%, a R$ 29,19, nesta terça-feira (18). Os papéis caminhavam para o mesmo sentido que o Ibovespa, que também subia, impulsionado por bolsas no exterior, principalmente em Wall Street.