Itaú (ITUB4) vai repassar corte da Selic ao crédito pessoal

O ajuste será feita nesta sexta-feira (4)

Após o corte da taxa Selic em 0,5 ponto porcentual, para 13,25% ao ano, o Itaú Unibanco anunciou que vai repassar a redução à linha de crédito pessoal para clientes pessoas físicas sem garantia. O repasse das taxas mais baixas começará a valer a partir de sexta-feira (4). O banco afirmou que a mudança será válida para a taxa máxima de empréstimo, e as taxas variarão de acordo com o perfil e relacionamento do cliente com a instituição.

O Itaú é o primeiro entre os grandes bancos privados a anunciar a redução de taxas de juros como consequência do corte da Selic. O Banco do Brasil também anunciou o repasse dos juros mais baixos a várias linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas após o anúncio do corte pelo Copom do Banco Central. A Caixa Econômica Federal (CEF) também reduziu os juros do crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas do INSS.

O corte na taxa Selic permite aos bancos reduzirem os juros, pois diminui os custos de captação de recursos para as instituições. O grau de redução varia de acordo com a linha de crédito e o perfil de captação de cada banco, dependendo da fonte de recursos utilizada por cada um.

Bancos reduzem juros em linhas de crédito

Após o anúncio de redução de 0,5 ponto percentual na taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa Econômica Federal decidiram reduzir os juros em algumas linhas de crédito para clientes pessoa física e jurídica.

Parceiros

O Banco do Brasil informou que as novas taxas de juros estarão disponíveis a partir de sexta-feira (4). Na pessoa física, os juros foram reduzidos nas linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário. O consignado do INSS teve as taxas reduzidas de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês na faixa mínima e de 1,95% ao mês para 1,89% ao mês no patamar máximo.

Já para clientes pessoa jurídica, o Banco do Brasil aplicou reduções nas taxas de desconto de títulos, capital de giro, conta garantida e outros produtos, sendo que os percentuais de redução variam de acordo com o relacionamento com os clientes.

Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal anunciou uma redução nas taxas de juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do INSS, que passará de 1,74% ao mês para a partir de 1,70%, representando uma redução total de 2,3%.

A presidente da Caixa, Rita Serrano, destacou que essa redução é o início de um processo para oferecer preços mais justos na concessão do crédito, visando democratizar o acesso aos recursos bancários.