O Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou seu balanço do segundo trimestre de 2022. O banco informou que o lucro recorrente entre abril e junho somou R$ 7,6 bilhões, alta de 17% em comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro ficou acima do consenso da Bloomberg, que apontava lucro líquido de R$ 7,3 bilhões.
Por outro lado, o lucro líquido contábil do banco ficou em R$ 7,436 bilhões, queda de 1,6% ante o mesmo período do ano passado.
No segundo trimestre de 2022, o ROAE (retorno recorrente gerencial sobre o patrimônio líquido) foi de 20,8%, representando um avanço de 1,9 ponto percentual ante o mesmo período de 2021.
O índice de inadimplência foi de 2,7% no segundo trimestre, elevação de 0,4 p.p. na comparação com igual etapa de 2021.
A carteira de crédito total cresceu 19,3%, atingindo R$ 1,084 trilhão em junho de 2022.
Por conta do segundo trimestre, o Itaú Unibanco aprovou dividendos no valor de R$ 0,30 por cota. Segundo comunicado, o valor será pago em 30 de agosto.
Itaú Unibanco (ITUB4) anuncia compra de 35% da Avenue
Durante o segundo trimestre, o Itaú Unibanco (ITUB4) anunciou um acordo para compra do controle de 35% da corretora Avenue, dos EUA.
Com a conclusão das aprovações regulatórias, a porcentagem do capital social e votante da norte-americana ficará disponível do Itaú, que, por sua vez, realizou um aporte total de aproximadamente R$ 493 milhões.
O investimento foi realizado com R$ 160 milhões do capital da companhia do banco, além de valores provenientes da aquisição secundária de ações. Após dois anos da finalização do aporte, a compradora também poderá deter mais 15,1% do capital da Avenue.
O valor da aquisição, para ser determinado, ainda dependerá de um múltiplo de receita ajustada pré-definido, para totalizar o total de 50,1% do capital votante da companhia dos EUA.
Por fim, depois de cinco anos, o Itaú também poderá exercer uma opção de compra para adquirir a participação remanescente detida pelos atuais acionistas da Avenue.
O banco enfatizou que a negociação vai de encontro com suas iniciativas previamente anunciadas, e que a operação visa “priorizar a satisfação do cliente” por meio de canais que se adaptem a cada perfil de usuários.
Além disso, o Itaú Unibanco também disse que a aquisição faz parte da mesma estratégia usada no lançamento da plataforma Íon e na compra da Ideal Corretora.