A empresa brasileira JBS atestou em nota nesta sexta-feira (18) que deu início à produção 100% nacional de fertilizantes. Para atuar no segmento, a divisão de Novo Negócios da JBS criou a Campo Forte Fertilizantes, que já começou a operar uma fábrica no município de Guaiçara (SP).
De acordo com o comunicado, a companhia irá produzir insumos orgânicos, organominerais e especiais. A fábrica localizada em Guaiçara, no interior de São Paulo, demandou R$ 134 milhões em investimento e terá capacidade para produzir anualmente 150 mil toneladas de produtos, a partir de resíduos gerados nas operações da companhia.
A ação foi impulsionada pela guerra instalada pela Rússia em território ucraniano impactando a venda de fertilizantes para o Brasil. Inicialmente, a empresa irá priorizar os esforços de venda para as culturas da soja, milho, café, cana de açúcar, hortofrutícolas, além de pastagens e florestas.
Com a iniciativa é possível ampliar a atuação da JBS na economia circular, em linha com o compromisso Net Zero 2040, que pretende zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa até esse ano.
“Trata-se de mais uma iniciativa de economia circular da JBS. E, além de garantir um destino adequado aos resíduos de seus processos de produção, a nova empresa conta com produtos de alto valor agregado”, afirma Susana Carvalho, diretora de Novos Negócios responsável pela Campo Forte.