Antritruste

JBS (JBSS3) acordo de US$ 83,5 mi para findar acusações nos EUA

A proposta foi apresentada à JBS e suas unidades nos EUA por pecuaristas para encerrar alegações antitruste movidas contra a empresa

JBS (JBSS3) / Divulgação
JBS (JBSS3) / Divulgação

Um acordo de U$ 83,5 milhões foi aceito pela JBS (JBSS3) proposto para encerrar alegações antitruste de que conspirou com outras empresas frigoríficas para restringir a oferta no mercado de carne bovina dos EUA para inflacionar artificialmente os preços.

O acordo ainda requer aprovação de um juiz. A proposta foi apresentada à JBS e suas unidades nos EUA por pecuaristas e outros reclamantes na sexta-feira (31), no tribunal federal de Minnesota.

A ação é antiga, movida em 2019, com alegações de que a JBS e outros produtores de carne conspiraram para fixar os preços da carne bovina, violando a lei antitruste dos EUA. A companhia brasileira negou qualquer irregularidade ao concordar com o acordo.

A JBS chamou as alegações de “frívolas e sem mérito” e também afirmou que o acordo era do melhor interesse da empresa, segundo o “InfoMoney”.

O acordo proposto resolveria as reivindicações de dois grupos: produtores que venderam gado para a JBS para abate entre 2015 e 2020, e indivíduos e outros que detinham determinadas posições em futuros de gado vivo negociados na Chicago Mercantile Exchange.

JBS compra 50% da Mantiqueira e estreia no segmento de ovos

JBS (JBSS3) está comprando 50% da gigante dos ovos Mantiqueira, como anunciou a empresa de carne bovina nesta segunda-feira (27). O negócio, que ainda precisa ser aprovado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), representa a entrada da JBS em um novo segmento.

A compra também corresponde a uma união entre gigantes em seus setores: enquanto a JBS é a maior empresa de carne bovina do mundo, a Mantiqueira tem a maior participação no mercado de ovos da América do Sul, faturando R$ 2 bilhões por ano com unidades em seis estados brasileiros, que empregam 3 mil pessoas.

A Mantiqueira também possui 17,5 milhões de galinhas alojadas e produz 4 bilhões de ovos por ano. Assim, a JBS avalia que companhia tem capacidade de expansão tanto no Brasil como no exterior.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile