Ícone do site BPMoney

JBS (JBSS3) compra centro de pesquisa de proteína cultivada em Florianópolis

JBS (JBSS3) compra centro de pesquisa de proteína cultivada em Florianópolis

Curators of the University of Missouri

A JBS (JBSS3) anunciou que irá investir US$ 60 milhões na criação de um centro de pesquisas em Florianópolis voltado para o desenvolvimento de tecnologia própria para a produção de proteínas cultivadas, segundo o portal “NeoFeed”. O centro de pesquisas levará o nome JBS Biotech Innovation Center.

A criação do centro de pesquisa é o principal movimento da JBS na área de proteína cultivada até o momento. No final do ano passado, a companhia havia feito sua primeira motimentação no mercado, ao adquirir o controle da BioTech Foods, empresa espanhola de biotecnologia. 

O novo centro de pesquisa será instalado no Sapiens Parque, espaço concebido pelo governo de Santa Catarina para projetos de empresas e startups em áreas de tecnologia. O Sapiens Parque possui um terreno de 40 mil metros quadrados para a instalação de empresas. 

Leia também: JBS (JBSS3) anuncia compra de duas fábricas no Oriente Médio

Ainda de acordo com o “NeoFeed”, neste primeiro momento, a JBS irá focar na construção de instalações para o desenvolvimento de tecnologia 100% nacional para a produção de carne cultivada e da planta piloto. O JBS Biotech Innovation Center está sendo planejado para gerar mais de 100 empregos diretos. 

Projeções da JBS para o futuro

O investimento da JBS no setor de proteína cultivada vai ao encontro das projeções da ONU, que indicam que o consumo de proteína irá crescer 70% até 2050. Além disso, com o desenvolvimento da tecnologia, o valor necessário para investir no negócio caiu consideravelmente. 

A JBS projeta que os primeiros produtos à base de proteína cultivada irão chegar aos supermercados a partir da segunda metade de 2024. Os produtos serão comercializados na forma de alimentos preparados, como hambúrgueres, embutidos e almôndegas. No futuro, o centro de pesquisas vai se dedicar à tecnologias que possam transformar a proteína em outros cortes conhecidos.

Para viabilizar essa produção, a JBS também está investindo US$ 40 milhões na construção de uma fábrica na Espanha com capacidade de produção de 1 mil toneladas por ano. 

Sair da versão mobile