A JBS (JBSS3) anunciou a compra de duas fábricas de alimentos congelados no Oriente Médio, sendo uma na Arábia Saudita e outra nos Emirados Árabes. Além disso, a maior processadora de carnes do mundo contará com uma rede de distribuição própria que prestará serviço a ambos os países, e também ao Kuwait. Analistas do Itaú BBA consideram a expansão positiva.
O relatório assinado por Gustavo Troyano, Renan Moura e Victor Gaspar indica que a compra está em linha com a estratégia da JBS de aumentar sua operação no mundo. A aquisição também irá aumentar a presença da empresa no mercado Halal.
O mercado halal remete à certificação de carnes, grãos, vegetais, ou qualquer outro alimento, além de insumos e produtos cosméticos e farmacêuticos, destinados aos povos muçulmanos. De acordo com dados do State of the Global Islamic Economy, a estimativa é de que esse mercado movimente US$ 5,7 trilhões até 2024.
Segundo o relatório do Itaú BBA, a JBS já possui a região como consumidora de seus produtos exportados. No entanto, a operação local através da construção de novas fábricas irá proporcionar à companhia mais proximidade com os consumidores, especialmente em uma área que tem planos de priorizar a produção doméstica em detrimento da importação de carnes.
A movimentação também está em linha com os outros investimentos que o Itaú BBA tem observado no setor. Porém, os analistas veem a notícia como possivelmente negativa para a BRF (BRFS3). Os negócios no mercado halal representaram 20% da Ebitda da companhia e se consolidou como uma de suas principais vias de crescimento.
Segundo o relatório, “a expansão da JBS nesta região pode aumentar a competição local, pois a JBS tem se mostrado um forte agente em novas regiões, na medida em que continua a expandir suas operações a nível internacional”.
JBS anuncia compra de duas fábricas no Oriente Médio
No documento em que a companhia anuncia a compra das fábricas na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes, Wesley Batista Filho, presidente da companhia na Oceania e na América Latina, declarou que “a JBS já tem forte presença comercial no Oriente Médio por meio de exportações, mas decidimos fortalecer nossa posição com uma operação local robusta”.
A JBS também anunciou Mohamed Mahrous como o CEO dos negócios da região. Em documento divulgado pela indústria de alimentos, Mahrous ressaltou que o objetivo da aquisição é ampliar as vendas no norte da África e no Oriente Médio nos próximos cinco anos.