A Johnson & Johnson anunciou nesta sexta-feira (12) que planeja se separar em duas empresas entre os próximos 18 e 24 meses, sendo assim, uma companhia ficará responsável pelo segmento de produtos de varejo e a outra pelo segmento de farmacêutica e aparelhos médicos.
A empresa declarou que a separação irá racionalizar a alocação de capital baseado nos objetivos de ambas as partes, além de estabelecer um foco específico com duas diretorias separadas que possam criar valor em seus respectivos mercados.
“Após uma análise profunda dos nossos negócios, o conselho e diretoria acreditam que a cisão do segmento de varejo é a melhor forma de acelerar os esforços da companhia, criar oportunidades e crescimento sustentável”, explicou Alex Gorsky, diretor-presidente da Johnson & Johnson, em nota.
Conforme o Valor Econômico, a nova companhia que tomará conta de produtos de varejo será responsável pelas marcas conhecidas pela Johnson & Johnson, como Tylenol, Listerine e Johnson’s. A companhia destacou que o segmento tem quatro marcas que valem mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,42 bilhões, na cotação atual) e deve gerar US$ 15 bilhões (R$ 81,34 bilhões) em vendas em 2021.
Por outro lado, será mantida como Johnson & Johnson a companhia encarregada de cuidar do segmento de farmacêutica e aparelhos médicos, com receita estimada de US$ 77 bilhões (R$ 417,54 bilhões) em 2021.
*Valores em Real estão baseados na cotação atual do Dólar.