Para comprar a Telecom Italia, a KKr, empresa norte-americana de investimentos, incluiu uma carta de compromisso do JPMorgan em sua proposta, com o apoio financeiro de 45 bilhões de euros (cerca de R$ 287 bilhões) necessário para o negócio, segundo o jornal italiano diário Il Messaggero.
Em documento, o JPMorgan informou está pronto para elevar o compromisso para mais de 45 bilhões de euros (mais de R$ 287 bilhões), se preciso for. A confirmação do envio da carta veio de duas fontes, familiarizadas com o assunto, que anteriormente disseram que o JPMorgan estava assessorando a KKR junto com Citi e Morgan Stanley.
O conselho da Telecom Italia recebeu a proposta não vinculativa, onde a KKR estabelecia um preço indicativo de 0,505 euro por ação, como maior grupo de telefonia da Itália avaliado em 10,78 bilhões ou 33 bilhões de euros se considerada a dívida líquida de 22,5 bilhões.
Quase 34 bilhões de euros do pacote de financiamento seriam destinados ao refinanciamento da dívida da Telecom Italia sob uma cláusula de “mudança de controle”. Já 11 bilhões de euros adicionais representariam uma confirmação em dinheiro exigida pelos reguladores do mercado para cobrir o valor patrimonial da oferta.