Se engana quem pensa que o Jusbrasil é uma plataforma do governo. Na verdade, o site é uma empresa privada e foi fundada por amigos conterrâneos de Salvador, com a ideia inicial de ser o “Google” do setor jurídico.
No entanto, rapidamente conquistou uma ampla base de usuários, tornando-se uma ferramenta útil para qualquer brasileiro interessado em questões jurídicas.
A história do Jusbrasil começa alguns anos antes de sua fundação, que foi em 2008, quando seus seis fundadores decidiram criar uma ferramenta de busca para competir com o Google. Contudo, como Luiz Paulo Pinho, um dos fundadores, admite, “claramente, não deu certo”.
Luiz Paulo Pinho, Rafael Costa, Rodrigo Barreto, Daniel Murta, Gustavo Maia e Osvaldo Matos Júnior, todos com idades entre 20 e 28 anos, começaram a jornada com a ideia de um buscador para a internet profunda. Vinte anos depois da criação, apenas Osvaldo não faz mais parte da empresa.
Em menos de um ano de operação, o Jusbrasil já atraía 1 milhão de visitantes únicos. Ao analisar os números, perceberam que o potencial do site era muito maior do que inicialmente imaginado para o setor jurídico.
Pinho estima que, na época, havia cerca de 700 mil advogados com OAB ativa no Brasil, um número bem inferior aos visitantes mensais do site.
“Nossa ideia inicial era ser mais um buscador, mas percebemos que a informação jurídica não era exclusiva dos advogados. Ela também era essencial para o cidadão comum”, afirma Pinho.
Jusbrasil dá um novo passo com a inteligência artificial no setor jurídico
Embora seja um dos sites mais acessados do Brasil, o Jusbrasil sempre manteve um perfil discreto. Focada no seu trabalho, a plataforma cresceu constantemente, sem se deixar desviar pela atenção da mídia.
Atualmente, a plataforma registra impressionantes 36 milhões de visitas mensais, segundo dados da SemRush. Para comparar, está um pouco atrás de gigantes como os Correios e o Reclame Aqui, que têm aproximadamente 42 milhões de visitas mensais.
Jusbrasil dá um grande passo com o lançamento de IA
Agora, a startup jurídica parece estar pronta para um novo capítulo, com o anúncio do lançamento do Jus IA, um assistente jurídico baseado em inteligência artificial, que promete levar a plataforma a um novo nível.
O Jus IA será capaz de fornecer respostas rápidas e precisas sobre questões jurídicas, utilizando mais de 1,2 bilhão de documentos, a maior base jurídica do Brasil. Essa inovação foi possível graças à parceria com a Maritaca AI, uma empresa brasileira especializada em inteligência artificial.
A ferramenta garante que as respostas sejam fundamentadas em normas, decisões e jurisprudência reais, minimizando os riscos de respostas imprecisas.
Marcelo Alcântara, diretor de produtos da Jusbrasil, explica: “A IA sem critério vira mais um problema do que uma solução. Criamos o Jus IA para resolver essa lacuna, ele constrói inteligência confiável, gerando respostas fundamentadas em dados jurídicos reais. O advogado pode confiar que a resposta que recebe tem embasamento real.”
Luiz Paulo Pinho, um dos fundadores da plataforma, deixa claro que o Jus IA não tem o objetivo de substituir os profissionais da área jurídica, mas sim continuar sendo um aliado.
“Nosso objetivo com o Jus IA é continuar sendo um parceiro do advogado, e não substituir ele”, afirma Pinho.
A inteligência artificial agora permite que o desejo inicial de seis jovens baianos seja plenamente realizado: oferecer aos brasileiros informações jurídicas acessíveis e de qualidade.
No entanto, Pinho destaca que o Jus IA é apenas mais um passo na jornada do Jusbrasil: “A IA é o próximo passo dessa jornada de evolução.”