
A KKR, uma das principais empresas globais de investimentos, e a Seiyu, uma rede de supermercados japonesa, anunciaram nesta quarta-feira (5) a assinatura de acordos definitivos para a venda da Seiyu para a Trial Holdings, Inc., uma operadora de distribuição e varejo no Japão, com uma rede de lojas focadas em “itens essenciais” na região de Kyushu.
A transação é um marco importante para a KKR e reflete o trabalho transformacional que a empresa realizou para posicionar a Seiyu de maneira sólida para o sucesso a longo prazo.
A KKR adquiriu inicialmente 65% da Seiyu do Walmart em 2021 e, em 2023, aumentou sua participação para 85% ao adquirir mais 20% da Rakuten. Como parte deste negócio, o Walmart também venderá sua participação de 15% para a Trial.
Ao longo desse período, a KKR e o Walmart colaboraram de maneira estreita para impulsionar o crescimento da Seiyu, com foco em melhorar a eficiência operacional, a qualidade e a variedade dos produtos, além de aumentar a lucratividade e a produtividade.
A empresa implementou novas tecnologias, como sistemas de autoatendimento e reposição automática de estoques, o que resultou em aumentos notáveis na produtividade.
“Estamos incrivelmente orgulhosos do que alcançamos com a Seiyu e nossos parceiros estratégicos Walmart e Rakuten ao longo de nossa propriedade, e como isso foi tremendamente útil para os clientes da Seiyu e nossos investidores”, disse Hiro Hirano, vice-presidente executivo da KKR Asia Pacific e CEO da KKR Japan
“A Seiyu serve como um exemplo notável de como investidores globais com profundo conhecimento local, conectividade global e know-how podem ajudar marcas japonesas icônicas e campeões locais a liberar todo o seu potencial. Estamos confiantes de que a Seiyu está bem posicionada para desenvolver suas conquistas e desejamos à empresa e à Trial sucesso contínuo”, completou
Transformação de loja de produtos gerais para Supermercado
Além disso, a Seiyu passou por uma transformação significativa, saindo de uma tradicional loja de produtos gerais (GMS) para um modelo de “supermercado”, otimizado em termos de variedade de produtos e estratégias de distribuição.
“Gostaríamos de agradecer aos nossos acionistas de longa data, incluindo KKR e Walmart, pelo apoio, que nos permitiu criar valor substancial para nossos clientes e negócios”, disse Tsuneo Okubo, CEO da Seiyu.
A aceleração da transformação digital também foi uma prioridade, com a modernização da infraestrutura de TI, melhorando a experiência do cliente e fortalecendo a presença da marca no mercado.
“Nos últimos anos, nivelamos nossas estratégias de merchandising e capacidades operacionais na loja, ao mesmo tempo em que reinvestimos em nossas lojas, funcionários e capacidades de TI como parte de nossa transformação. Agora, estamos ansiosos para desenvolver esse sucesso com o apoio de nosso novo acionista Trial no próximo capítulo da Seiyu”, afirmou Okubo