O desempenho operacional e financeiro reportado pela maior produtora e exportadora de papéis do país, a Klabin, nesta quarta-feira (8) sobre o quarto trimestre do ano passado reafirmou as expectativas promissoras expostas pela administração e contribuiu para a companhia encerrar 2021 com o melhor resultado da história, afirma o diretor financeiro e de relações com investidores Marcos Ivo.
De acordo com Ivo, a receita líquida, resultado operacional (Ebitda), margem Ebitda e lucro líquido foram recorde. “O ano trouxe resultado histórico com crescimento de geração de valor, apesar da volatilidade e incertezas elevadas. O modelo de negócios diversificado é a fortaleza da Klabin”, afirma o especialista.
Segundo a análise do executivo, o suporte aos negócios se devem a flexibilização da Klabin
em direcionar vendas ao mercado externo ou doméstico conforme a dinâmica desses mercados e contar com produtos diversificados dentro do segmento de papel e celulose.
Além de virem dentro do esperado, os resultados do quarto trimestre confirmaram o impacto crescente da inflação e da valorização das commodities nos resultados das companhias brasileiras. “Existe pressão de custos no mundo todo, afetando químicos e combustíveis, e gargalos logísticos. Mas as condições de oferta e demanda nos mercados em que a Klabin atua e o modelo de negócios possibilitaram a manutenção da margem Ebitda”, pontuou acrescentando “A Klabin seguirá buscando maior eficiência e repassando os aumentos de custo”.