A relicitação, rescisão contratual para fechar novo acordo, do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, já tem um lance mínimo de valor de outorga estimado em R$ 3,5 bilhões. Os estudos da avaliação econômica financeira do aeroporto ainda prevêem investimentos de R$ 4,5 bilhões durante os 30 anos de concessão, que vai incluir uma nova pista e não mais três como estava acordado na concessão anterior.
Com as duas pistas, uma delas poderá ser exclusiva para voos de carga, já que o terminal é o maior do país em cargas. A estimativa é de que o aeroporto tenha um fluxo de passageiros ao fim da concessão em torno de 37 milhões de passageiros, metade do que se previa na concessão original.
Além de tirar o superdimensionamento que havia em Viracopos, o estudo também adequou a curva para os efeitos da pandemia que colocou um atraso de 5 anos para a retomada do patamar pré-pandemia.
A Triunfo Participações e UTC tiveram que devolver a concessão quando entraram em recuperação judicial e com a dificuldade para pagar dívidas acabaram fazendo um acordo para devolver a concessão. A concessionária atual pagou R$3,8 bilhões em valor de outorga, já com ágio (valor adicional de operações), e a tendência é que questione o atual edital.
O estudo de viabilidade está em consulta pública para depois ser enviado ao Tribunal de Contas da União. A expectativa é de que a licitação possa ser feita a partir de março do ano que vem. Como é ano eleitoral não pode atrasar para além de junho.