Latam registra crescimento no tráfego e capacidade de voos em maio

A companhia aérea teve crescimento de 21,1% e a capacidade avançou 16,7% nas viagens domésticas brasileiras

A Latam registrou um aumento de 26,5% no tráfego de passageiros consolidado (RPK) em comparação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade de voos (ASK) da companhia aérea também aumentou, crescendo 27,3% no mesmo intervalo.

A taxa de ocupação consolidada da Latam no quinto mês de 2023 foi de 79,1%, apresentando uma diminuição de 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior.

No mercado doméstico brasileiro, o tráfego da Latam teve um crescimento de 21,1%, enquanto a capacidade aumentou 16,7%. A taxa de ocupação registrou um aumento de 2,7 pontos percentuais, atingindo 75,4%.

Em relação às operações de carga, a Latam registrou um aumento de 2,6% nos volumes transportados em maio, em comparação ao mesmo período do ano anterior. A capacidade de carga teve um avanço de 21,8%, porém a taxa de ocupação caiu 9,1 pontos percentuais, chegando a 48,9%.

Latam tem plano de recuperação judicial aprovado pela Corte de Nova York

A chilena Latam e as suas afiliadas no Brasil, Colômbia, Equador, Peru e EUA obtiveram no último sábado (18) a aprovação do plano de reorganização do grupo pelo Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, nos EUA. A companhia entrou no Chapter 11 (lei de recuperação judicial dos EUA) em maio de 2020, início da pandemia. Poucos meses depois o braço brasileiro também foi inserido no processo.

Em nota, a empresa informou que mantém sua meta de sair do processo de RJ no segundo semestre deste ano. O grupo destacou que o plano foi apoiado por quase todos os credores após meses de negociações.

O início das negociações foi marcado por muita polêmica, sobretudo diante da tentativa da Azul de conseguir comprar parte ou até todo o negócio da chilena via negociação com credores. O movimento, entretanto, não surtiu efeito. 

“Estamos muito satisfeitos com a confirmação de nosso plano de reestruturação pelo juiz. Este é um passo muito importante no processo de saída do Capítulo 11 e continuaremos trabalhando intensamente para concluir as etapas restantes nos próximos meses”, afirmou Roberto Alvo, CEO da LATAM Airlines Group, em nota.