A Lego divulgou o seu resultado no primeiro semestre de 2023 nesta quarta-feira (30). A tradicional fabricante de brinquedos registrou lucro líquido de 5,1 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 748 milhões) no período, queda de 17,7% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado
As receitas da empresa somaram 27,4 bilhões de coroas dinamarquesas (US$ 4 bilhões) entre janeiro e junho, alta de 1% na comparação anual.
“Estamos satisfeitos com nosso desempenho no primeiro semestre, especialmente considerando que foi um período desafiador para o setor de brinquedos”, diz Niels Christiansen, diretor-presidente da Lego, em nota.
A companhia dinamarquesa destaca que teve crescimento de 3% nas vendas durante o 1S23, superando o desempenho do setor de brinquedos mundial no período, o que gerou ganho de participação de mercado.
O consumo em mercados desenvolvidos, como as Américas, apresentaram crescimento, enquanto a China decepcionou, tendo retorno a níveis de venda pré-pandemia mais lento do que o esperado pela Lego.
O fluxo de caixa livre da Lego caiu de 3,8 bilhões de coroas dinamarquesas para 1,1 bilhão de coroas dinamarquesas, refletindo a continuidade dos investimentos da empresa no aumento da capacidade de produção.
A empresa finalizou o primeiro semestre com 988 lojas próprias e franqueadas, tendo inagurado 89 espaços ao longo de janeiro a junho. A Lego também continua a construção de novas fábricas nos Estados Unidos e Vietnã que devem entrar em operação até 2025.
Com informações do jornal “Valor Econômico”.
Mattel, fabricante da Barbie, registra queda de 59% no 2T23
Fabricante da Barbie e de outras marcas como a Hot Wheels, a Mattel divulgou o seu resultado no segundo trimestre de 2023. A empresa registrou lucro líquido de US$ 27,2 milhões no 2T23, o que representa queda de 59% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro diluído por ação foi de US$ 0,08, ante US$ 0,18 no segundo trimestre de 2022.
A receita líquida recuou 12% no comparativo anual, para US$ 1,08 bilhão ao final do último trimestre. Em moeda constante, a queda foi de 13%. Na América Latina, as vendas cresceram 11%, para US$ 138 milhões. As informações são do jornal “Valor Econômico”.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado da Mattel somou US$ 148 milhões de abril a junho, queda de 20% sobre os US$ 185,2 milhões do mesmo período do ano passado.