Levante compra 20% da plataforma de análise OHM

Transação também permite que a Levante compre o capital restante em dois anos

A casa de research Levante está comprando 20% da plataforma de análise OHM Research, fundada por Roberto Attuch Jr. com foco na cobertura internacional, como antecipou o site “Brazil Journal” nesta quarta-feira (14). 

Quando as duas operações estiverem fundidas, há ainda a opção de compra para a Levante adquirir o restante do capital em dois anos. 

Segundo o cofundador da Levante, Felipe Bevilacqua, a transação é “altamente complementar” e acontece em um momento positivo para o mercado. 

“A Levante é muito focada na cobertura de ações locais. Já a OHM tem uma cobertura muito forte de ações e renda fixa internacional, que é um tema que ganhou relevância nos últimos anos com o surgimento de várias plataformas para investir no exterior”, disse Bevilacqua ao “Brazil Journal”.

As operações da Levante e da OHM

Fundada em 2018 pelos irmãos Fábio e Felipe Bevilacqua, a casa de research é composta por uma equipe de 40 analistas que cobrem principalmente ações brasileiras. Ao “Brazil Journal”, a Levante informou que vende seus relatórios para uma base de 50 mil assinantes pessoa física, que pagam um tíquete médio de R$ 1.200 por ano.

Ainda, a casa também atua no B2B, vendendo análises para, principalmente, assessores de investimento. Esse público paga uma mensalidade maior que o B2C. Até então, nessa frente, são mais de 4 mil assinantes.

A OHM, por outro lado, opera em um modelo diferente: analistas independentes de vários países sobem seus relatórios na plataforma e ganham um repasse da receita de acordo com a relevância do seu conteúdo para os assinantes da plataforma.

A maior parte dos assinantes da OHM são investidores institucionais que pagam, em média, R$ 1.500 por mês para ter acesso aos conteúdos da plataforma, segundo Attuch. 

Segundo Attuch, a maior parte dos assinantes da OHM são investidores institucionais, que pagam R$ 1.500 por mês, em média, para ter acesso à plataforma. 

Agora, com a operação com a Levante, a ideia inicial é criar um produto ‘cobranded’ que será oferecido aos clientes B2B da Levante. No futuro, as duas empresas querem oferecer um produto de entrada da OHM para o investidor pessoa física. 

Ainda, Attuch informou que a OHM desenvolveu um plano de entrada com o custo de R$ 30 por mês e que dá acesso a um resumo dos calls do research, uma área de notícias e a um stock guide (ferramenta que mostra dados das empresas americanas como o P/L, EV/EBITDA e dividend yield usando a cotação em tempo real). 

Mercado de research e investimento no exterior

A transação entre a casa e a plataforma ocorre em um momento em que o interesse do investidor brasileiro por investimentos no exterior continua crescendo.  

“Qualquer brasileiro está estruturalmente exposto ao Brasil, porque nosso maior patrimônio é o valor presente do nosso trabalho, que depende do Brasil ir bem,” disse Attuch. Para ele, também não faz sentido correlacionar toda a poupança a isso.  

Ainda que o mercado de research pareça saturado, Felipe apontou que existem “pouquísimas” casas independentes, isso é, sem nenhuma ligação com bancos ou corretoras, e que tenham uma estrutura robusta para entregar uma análise com um diferencial.  

“Só pra conseguir ter uma cobertura completa de Brasil você precisa ter pelo menos uns 30 analistas, pra conseguir olhar bem todas as empresas,” finalizou o cofundador da Levante.

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