Durante a manhã desta quarta-feira (13), Lewis Hamilton, piloto britânico sete vezes campeão do mundo de Fórmula 1, esteve no Vtex Day (maior evento de transformação digital da América Latina), em São Paulo. Hamilton falou sobre as dificuldades na carreira, inspiração em Ayrton Senna e a importância da inteligência emocional.
O piloto de Fórmula 1 chegou ao palco aplaudido por cerca de seis mil pessoas, que acompanharam a palestra do início ao fim, e disse que estava muito feliz de estar no Brasil. Hamilton ainda brincou dizendo que era a maior plateia que ele já tinha presenciado.
“Eu me sinto como se fosse um pouco brasileiro”, disse. Questionado sobre o início de sua carreira e as adversidades pelas quais teve que superar, Hamilton afirmou que seu pai – que foi o seu empresário até os 22 anos – não conseguia encontrar patrocinadores para ele. “Ninguém acreditava no sucesso de um piloto negro”, afirmou o hoje heptcampeão do mundo.
A família de Hamilton não tinha condições de manter os custos das corridas, quando ele era criança. O piloto destacou a importância de sua base familiar na carreira. “A gente não tinha dinheiro suficiente para eu continuar correndo. Eu só estou aqui hoje porque meus pais fizeram um sacrifício enorme. Eles tinham 4 empregos para poder pagar as corridas para mim”, afirmou.
Hamilton também comentou sobre o momento mais marcante de sua carreira que, segundo ele, foi em 2007, quando ficou em segundo lugar no Grande Prêmio do Canadá e viu seu pai orgulhoso de seu feito na torcida. “Em 2007, no Canadá, eu estava olhando para o meu pai na torcida e vendo o sorriso dele. Acho que foi um dos momentos mais marcantes”, afirmou o piloto.
“Comecei a acompanhar a Fórmula 1 quando tinha cinco anos. Ayrton Senna foi muito importante pra mim, era o mais importante, tirando meu pai. Eu queria dirigir como ele”, disse.
No ano passado, Hamilton venceu o GP de São Paulo, no autódromo de Interlagos, e resgatou um ato histórico, erguendo a bandeira brasileira na volta de desaceleração, gesto famoso por ter sido feito por Senna.
“Eu sabia que o Brasil não ganhava uma corrida há muito tempo, vi a bandeira, e ergui. Todo mundo é muito patriota aqui e muito apaixonado por esporte”, disse Hamilton. O piloto britânico ainda exaltou o trabalho feito pela família de Senna até hoje. “É incrível o que o Instituto Ayrton Senna faz”, destacou.
Hamilton também falou sobre a importância de manter a mente em dia, em qualquer área de trabalho. “Eu sempre quero ganhar. Eu amo trabalhar com a minha equipe. Até hoje eu tenho foco nos treinos, na saúde… mas todo dia eu penso que posso ser mais forte. Passar por adversidades também te deixa mais forte depois, por isso é importante manter o foco no seu objetivo”, disse.
“Não existe alta performance sem riscos. Se você não se desafia todo dia, você não cresce”, complementou Hamilton, fazendo um paralelo com o público do evento, que em boa parte era de empreendedores.