Locaweb (LWSA3) tem plano traçado para crescer com rentabilidade

Mesmo com cenário econômico instável, empresa tem reportado números dentro de seus planos, segundo diretor de R.I

Na contramão das empresas de tecnologia, que sofrem com toda instabilidade do cenário macroeconômico, a Locaweb (LWSA3) se diz preparada para conseguir crescer e ter rentabilidade ao mesmo tempo – dois objetivos que costumam andar em direções opostas. 

Para conseguir isso, explica o diretor de R.I da Locaweb ao BP Money, Henrique Marquezi, o plano da empresa é utilizar o seu “ecossistema” de produtos e serviços. 

“Nosso objetivo é crescer com rentabilidade. Em todos os materiais que eu falo com investidores aqui na companhia, eu levo algumas frases, e a frase principal é crescimento com rentabilidade. Este é o guia que a Locaweb usa para definir os planos orçamentários e é o que vamos usar para os próximos anos”, afirmou Marquezi.

Veja também: Viver Incorporadora (VIVR3) busca credibilidade e mira dividendos

De acordo com o diretor de R.I da empresa, o ecossistema diz respeito não só aos produtos e serviços oferecidos pela Locaweb, mas a “estar presente em toda jornada digital do cliente”. 

“Imagina que eu estou tirando x reais para captar cliente para minha plataforma de ecommerce. Com o ecossistema, eu consigo te oferecer outras ferramentas que eu tenho. Então eu gasto para trazer você para o meu ecommerce, mas, ao mesmo tempo que você entra no meu ecossistema e já é um cliente meu, eu consigo te oferecer meio de pagamento, integração com marketplace, integração com redes sociais, integração com o google, integração com chatbot, emissor de notas fiscais, ou seja, eu cresço sem despejo de novos cacs [custo para aquisição de clientes]. Assim, eu aumento a rentabilidade, consequentemente”, explicou Marquezi. 

Segundo o executivo, a ideia da Locaweb é utilizar o cross selling dentro do ecossistema, para conseguir oferecer o que o cliente precisa e abater o valor da aquisição desse novo cliente nas vendas de produtos e serviços.

As operações da Locaweb

A Locaweb nasceu no final de 1997, com a missão de ajudar as empresas a prosperarem através da tecnologia. Segundo o diretor de R.I da companhia, a palavra “prosperar” é considerada um guia na construção do portfólio que a empresa tem atualmente. 

A ideia inicial da Locaweb era “ajudar o cliente a nascer”. Hoje, isso mudou para “ajudar o cliente em toda a jornada”. Ou seja, a empresa passou a oferecer mais do que a hospedagem de um site, dando opções do cliente ter um domínio, um e-mail, realizar vendas online ligado a diferentes marketplaces, receber pagamentos online, emitir nota fiscal online, se conectar com o google, entre outros serviços e produtos.

“Temos, hoje, além da hospedagem, que antes era 100% aqui do business, e hoje representa a menor parte do negócio, e-mail, criador de sites, email marketing, plataforma de e commerce, integração com marketplaces, meio de pagamentos, uma gama de soluções”, disse Marquezi.

“Nós temos um ecossistema de soluções digitais para digitalizar o cliente, para ele vender mais online, ser mais eficiente, tudo isso dentro de um único ecossistema”, reiterou o executivo da Locaweb. 

É por isso, inclusive, que a Locaweb diz não que não possui concorrentes diretos. A empresa oferece um ecossistema de soluções digitais completo. 

“Produto a produto, eu tenho concorrentes, mas quando olhamos um ecossistema completo de soluções integradas não tenho ninguém que se aproxima desse portfólio, que vai desde a plataforma de e commerce e hospedagem até integração com influenciador digital”, afirmou Marquezi. 

Locaweb sofre com cenário macro?

Empresas de tecnologia do mundo inteiro estão sofrendo com a deterioração da economia. Para a Locaweb, entretanto, este não tem sido um grande problema, mesmo atendendo um grande número de clientes de pequeno e médio porte.

“Não sentimos, a gente passou por momentos parecidos em 2014/2015 e não sofremos impacto. Em 2018 e 2019 também tivemos problemas macro e passamos ilesos. 2021 e 2022 está mostrando isso também. Nós passamos ilesos por isso, porque somos a forma de muitos empreendedores sobreviverem, digamos assim. A gente ajuda os clientes oferecendo produtos pra que eles sejam capazes de continuar vendendo, aumentando as vendas e consequentemente sobrevivendo em período mais turbulento de economia”, explicou Marquezi.

Sobre a pandemia, Marquezi contou que a empresa conseguiu sair na frente porque sua preparação para cenários adversos vem desde o começo da empresa, em meados dos anos 2000. 

“Desde 2000, quando começamos a pensar nas jornadas e etapas do cliente, deixamos a companhia preparada para que, no momento que as companhias corressem para se digitalizar, a gente estivesse preparado. Então esse foco no ecossistema que falei anteriormente me ajudou a estar preparado para atender esse boom da digitalização durante a pandemia”, disse Marquezi. 

“A pandemia ajudou a companhia a digitalizar esses clientes e depois dessa digitalização a gente foi hábil de manter esse nível de digitalização dos clientes nos mesmos patamares. São cinco trimestres que eu tenho adição bruta de clientes estável”, complementou o diretor de R.I da Locaweb ao BP Money. 

O terceiro trimestre de 2022 da Locaweb 

De acordo com Marquezi, a empresa teve um resultado dentro do que era esperado internamente. “Entregamos tudo que a gente planejou dentro da companhia, olhando estratégia de crescimento com rentabilidade”, afirmou o executivo. 

Marquezi reiterou que o primeiro grande destaque do terceiro trimestre da companhia é que o resultado veio totalmente alinhado com o plano orçamentário, traçado ao final de 2021. “É importante porque mostra que seguimos o que é planejado”, disse o diretor de R.I. 

A Locaweb reportou os resultados do terceiro trimestre de 2022 na semana passada. O lucro líquido ajustado da empresa cresceu 30,8%, na comparação anual, atingindo R$ 33,4 milhões.

Fora da base ajustada, a Locaweb registrou prejuízo de R$ 6,4 milhões, ampliando as perdas de R$ 3,7 milhões do mesmo período do ano anterior.

“Os outros destaques da companhia é que fomos capazes de manter o ritmo de adição de novos lojistas. Além disso, a base de assinantes pagantes segue crescendo em um ritmo muito bom”, disse Marquezi.

“A operação orgânica de ecommerce segue com forte crescimento, neste trimestre, com alta de 60%. Seguimos capturando sinergias dentro do grupo. Empresas que adquirimos seguem com um ótimo ritmo de crescimento. Dito tudo isso, no segmento de ecommerce, que cresceu 87% nesse 3T22 na comparação anual, já representa 65% da receita do grupo”, acrescentou o diretor de R.I da Locaweb.