As Lojas Marisa tiveram lucro líquido de R$ 44,37 milhões no terceiro trimestre de 2021, revertendo prejuízo de R$ 124,4 milhões apresentado no mesmo período de 2020.
O Ebitda – lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização – foi de R$ 72 milhões no intervalo de julho a setembro deste ano, ante os R$ 28,3 milhões do terceiro trimestre do ano passado. Já o Ebitda ajustado encerrou o período com R$ 73 milhões, contra os R$ 24,7 milhões reportados no mesmo período de 2020.
A companhia ainda informou que teve receita líquida de R$ 655,87 milhões no 3TRI21, o que corresponde a alta de 21,4%.
Em relação às vendas em lojas físicas, durante o terceiro trimestre de 2021, a empresa teve redução de -7,3 em SSS – same store sales, termo em inglês em inglês, que é um dos indicadores do setor de comércio que mostra os desempenhos das lojas em relação ao período anterior, com uma performance negativa no mês de setembro de -13%, mediante elevada perda de fluxo para as lojas de rua, segundo destacado pela empresa em seu relatório.
Em contrapartida, as vendas por meio da plataforma digital apresentaram crescimento de 96,6% “contra 3T19, após terem crescido sequencialmente 62,5% (3T19 vs 3T18) e 38,1%(3T18 vs 3T17)”. As vendas totais da companhia, com relação ao canal digital, representaram 12,5% no terceiro trimestre de 2021.
A companhia ressaltou que o aplicativo, lançado em 2020, vem crescendo em ritmo acelerado e registrou avanço de mais de 71% das vendas digitais no período, tendo fechado o trimestre com mais de 11 milhões de downloads. “Até o final do mês de outubro, tal número já superava a marca de 12 milhões”, conforme reportou a varejista.
“Apesar dos desafios, mantivemos ao longo do ano, nosso compromisso com a agenda de ações de desenvolvimento da companhia tanto na frente de operações de loja quanto na transformação digital. Ao longo do 4T21 e 2022, a administração continuará concentrando esforços na implementação das iniciativas de turnaround [recuperação de empresas] da operação, buscando uma contínua recuperação de resultados, focada em ganhar cada vez mais relevância no universo feminino”, declarou o diretor presidente das Lojas Marisa, Marcelo Pimentel.