Lucro da ByteDance, dona do TikTok, supera rivais chinesas

Lucro do TikTok superou pela primeira vez o das gigantes tecnológicas chinesas Tencent e Alibaba

 

A ByteDance, empresa dona do TikTok, atingiu lucro recorde em 2022, superando pela primeira vez o das gigantes tecnológicas chinesas Tencent e Alibaba, informou o jornal britânico Financial Times, no domingo (9).

De acordo com a publicação, o Ebitda (o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), saltou 79%, para cerca de US$ 25 bilhões no ano passado. Enquanto isso, a Tencent informou Ebitda para 2022 de 164 bilhões de yuans, o equivalente a US$ 23,9 bilhões, na divulgação preliminar de resultados. Já o Alibaba teve, no mesmo período, valor de US$ 22,7 bilhões.

Segundo dados compilados pela Bloomberg, a receita da ByteDance aumentou mais de 30% em 2022, ultrapassando US$ 80 bilhões, igualando a da rival Tencent, depois que as plataformas de vídeo TikTok e Douyin, ambas da ByteDance, atraíram olhares e anunciantes nas redes sociais. Esse crescimento de dois dígitos superou a maioria dos líderes globais da internet, incluindo a Meta (META34), dona do Facebook.

De acordo com o Financial Times, o lucro da ByteDance no ano passado ocorreu apesar das perdas crescentes no TikTok. O aplicativo vem sendo alvo de governos de vários países, que proibiram seu uso em celulares oficiais.

A rede social de vídeos já soma mais de 150 milhões de usuários mensais nos Estados Unidos, o que gera preocupações para autoridades americanas a respeito de um possível vazamento de dados de seus cidadãos para a China. Recentemente, o diretor executivo do TikTok participou de uma audiência no Congresso dos EUA, onde recebeu um tratamento hostil, para prestar esclarecimentos sobre privacidade e manuseio de informações.

A plataforma Douyin (versão do TikTok usada na China), no entanto, continua sendo a “galinha dos ovos de ouro” da ByteDance.

O crescimento ainda robusto da empresa de tecnologia privada mais valiosa do mundo pode aumentar a confiança dos investidores abalados pelos recentes eventos globais.

A gigante chinesa de mídia social foi avaliada em cerca de US$ 220 bilhões em uma recente rodada de investimento privado pela empresa de inteligência artificial G42, de Abu Dhabi. Este valor está abaixo dos US$ 300 bilhões que a dona do TikTok estabeleceu durante um programa de recompra de ações, em setembro.

 

Rede social mais valiosa do mundo

O TikTok se tornou a marca de rede social mais valiosa do mundo em 2023, de acordo com ranking da consultoria Brand Finance. A rede da ByteDance teve uma alta de 11,4% no seu valor em comparação com o ano passado. Assim, a companhia chinesa acabou desbancando o Facebook (M1TA34) e outras redes sociais.

Em contrapartida, a empresa de Mark Zuckerberg perdeu 42% do seu valor ante 2022. Atualmente, a marca TikTok está avaliada em US$ 65,69 bilhões, frente US$ 58,98 bilhões no último ano.

Além de ser o primeiro no segmento de redes sociais, o TikTok atualmente ocupa o 10° lugar de marca mais valiosa do mundo no ranking geral.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile