O Magazine Luiza retomou nesta sexta-feira (7) a realização do formato tradicional de sua queima de estoques anual. O evento reuniu fila de clientes que aguardavam, antes das 7h, a abertura da megaloja da rede localizada na Marginal Tietê.
Além do Magazine Luiza, grandes varejistas como Americanas e Tok&Stok também realizam liquidação com descontos de até 80% neste mês.
Realizada há 29 anos, usualmente na primeira sexta-feira do ano, a chamada “Liquidação Fantástica” do Magazine Luiza teve público restringido nos últimos anos. A retomada do evento, com entrada gradual do público e aplicação de álcool gel, foi possibilitada pelo avanço da vacinação no país, segundo a empresa.
Na fila do lado de fora, o mecânico Wellington Aurélio, 41, aguardava com a família a entrada na loja para a compra de uma TV e uma geladeira. É sua terceira vez na liquidação anual da marca. “Estou há um ano pesquisando preços. Espero os itens saírem de linha e a liquidação de janeiro, porque as promoções são melhores do que na Black Friday”.
Até domingo (9), a rede oferece desconto de até 80% em cerca de 25 mil itens, como eletrodomésticos e utensílios domésticos. De acordo com o Magazine Luiza, aparelhos de TV podem ser adquiridos com descontos superiores aos encontrados na última Black Friday, em novembro.
A aposentada Luciana Rodrigues Constância, 52, também foi a loja em busca de nova TV e geladeira, e aproveitou as promoções relâmpago de travesseiros a R$ 10 e panela de pressão a R$ 20. “Estamos pesquisando os preços há 15 dias em sites diferentes, mas acho mais seguro comprar na loja”, diz.
Segundo o gerente de operações da unidade, William Augusto Lopes, a maior procura dos clientes é pelas promoções de eletrodomésticos e eletrônicos, itens mais afetados pela alta na inflação. O movimento da loja no saldão deste ano, que cerca de duas horas após a abertura ainda registrava fila na entrada, é similar ao registrado em 2019, antes da pandemia, diz Lopes.
Além das promoções nas lojas físicas, a rede divulgou que seu marketplace conta neste ano com número recorde de lojistas parceiros que oferecem descontos nas compras online durante a liquidação. São cinco mil participantes com oito milhões de ofertas nos três dias de promoção, ante 1450 lojistas e cinco milhões de itens ofertados na última Black Friday. Segundo a empresa, a plataforma conta hoje com 120 mil vendedores ativos.
Varejistas têm desconto de 70% a 80% A Casas Bahia também realiza até sábado (8) liquidação com descontos de até 70% em suas lojas, site e aplicativo. Itens em promoção incluem de eletrodomésticos e móveis a pneus e fraldas infantis.
A megaloja da marca na Marginal Tietê também abriu às 7h nesta sexta e fecha às 23h. Segundo Alex Marques, gerente regional da Casas Bahia, o horário estendido visa dar flexibilidade aos consumidores e evitar aglomerações nas lojas.
Para a liquidação deste ano, a empresa aposta na experiência híbrida de compra (que mescla o online e presencial) e novidades tecnológicas, como o atendimento personalizado dos consumidores por mais de 20 mil vendedores via aplicativo de mensagens. “Para nós já não há mais essa divisão entre físico e online e estamos preparados para atender o cliente onde, quando e como ele quiser”, diz Marques.
O Ponto, antes conhecido como Ponto Frio, iniciou seu Super Saldão em 30 de dezembro e deve encerrá-lo também neste sábado. A queima de estoque inclui lojas físicas e sites e descontos em produtos como móveis e eletrônicos.
Na liquidação da Americanas, que ocorre até segunda (10), os clientes podem adquirir eletrônicos, eletrodomésticos e itens de beleza, entre outras categorias, com até 80% de desconto, segundo a empresa. As promoções ocorrem no site, aplicativo e nas 1.700 lojas da rede no Brasil.
Itens de decoração, casa e construção e utilidades domésticas, entre outras categorias, protagonizam as promoções da liquidação da Shoptime, empresa de varejo do canal de home shopping homônimo. As ofertas chegam a 70% de desconto e valem até 31 de janeiro.
Móveis e itens para casa da rede de varejo Tok&Stok também são ofertados com descontos de até 70% em liquidação que acontece até 18 de janeiro nos canais digitais e nas 66 lojas da marca pelo país.