Dada como certa no mercado, a compra da rede Makro pode colocar o Muffato entre os cinco no ranking geral de varejo no Brasil. Com a aquisição, o Grupo passaria da sexta para a quinta posição na lista.
Fundada em 1974, a rede paranaense estaria negociando a compra de 24 lojas da rede Makro, além da sede, do centro de distribuição, localizado no município de Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo, e mais 16 postos de combustível.
Caso a negociação seja concretizada, o Muffato deixaria para trás o grupo mineiro Supermercados BH, com 245 lojas na capital e interior de Minas Gerais, e entraria na disputa por posição com o Grupo Mateus, com 221 lojas em sete estados nordestinos.
O ranking, publicado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), considera o faturamento das redes em 2021.
De acordo com o “Bonde”, a negociação no valor de R$ 2 bilhões marcaria a entrada do Grupo Muffato na capital paulista e o início da concorrência com outros grandes grupos não só de atacarejo como também do setor supermercadista.
De acordo com o Valor Econômico, os representantes do Makro avaliaram os ativos em cerca de R$ 3 bilhões, mas litígios judiciais e a identificação, pelo Grupo Muffato, de sobreposição de algumas lojas da rede com o Makro em São Paulo, teriam reduzido o valor para R$ 2 bilhões.
Rede Makro está há 50 anos no Brasil
A Rede Makro se instalou no Brasil há 50 anos, sendo pertencente ao grupo holandês SHV. Caso a negociação seja concretizada, representará a saída definitiva da empresa do país, que passaria a concentrar suas atividades em outros três países da América do Sul: Argentina, Colômbia e Venezuela.
Parte de seus ativos, com 28 lojas, foi vendida ao Carrefour em 2020 por R$ 1,95 bilhão.
Grupo Muffato mira entrada em São Paulo
A compra tem como objetivo para o Grupo Muffato o de entrar no mercado da capital paulista. Com a aquisição, a companhia teria lojas na Lapa, Interlagos, Butantã e Vila Maria, essas duas últimas, consideradas excelentes pontos de venda.
Atualmente, o grupo paranaense mantém 82 unidades no país, sendo 80% delas na Região Sul. O restante está instalado no interior paulista, com sete unidades da bandeira Max Atacadista e nove do Super Muffato. Em 2021, o grupo faturou R$ 10,5 bilhões, com alta de 17% sobre 2020, crescimento acima da média do setor.
Em 2021, as lojas do Makro tiveram um faturamento bruto de cerca de R$ 3 bilhões, segundo estimativas do mercado, mas a rede, que demorou a entrar no mercado de atacarejo, enfrentava dificuldades para driblar a concorrência, liderada pelas marcas Assaí e Atacadão.