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Exclusivo: Makro realiza demissão em massa após venda de lojas

Exclusivo: Makro realiza demissão em massa após venda de lojas

Makro realiza demissão em massa / Foto: Divulgação

Após iniciar o processo de venda fracionada de lojas, o Makro promoveu uma demissão em massa nesta terça-feira (7). De acordo com fontes internas da rede ouvidas pelo BP Money, estima-se que cerca de 123 pessoas foram desligadas na data de hoje. 

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Uma fonte, que preferiu não ser identificada, afirmou que o processo vinha sendo realizado desde o anúncio da venda das lojas, com total apoio da diretoria e da gerência. Porém, como não havia uma data concreta de quando ocorreriam os desligamentos, uma parte acabou sendo pega de surpresa nesta terça. 

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Ainda de acordo com informações obtidas pela reportagem, alguns funcionários com funções mais “essenciais” serão mantidas até o fechamento final do processo de saída do País. 

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Os funcionários demitidos pela companhia tiveram seus benefícios estendidos, como plano de saúde e PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). A reportagem entrou em contato com o Makro, mas ainda não obteve retorno.

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Makro planeja saída do Brasil 

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As demissões ocorrem em um momento em que o Makro vem buscando vender todos os imóveis para deixar o mercado brasileiro. No último dia 25, a empresa já havia vendido 16 imóveis e 11 postos de combustíveis para o Grupo Muffato. 

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A empresa vem preparando terreno desde abril do ano passado para sair do Brasil após cinco décadas. 

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A rede de atacado decidiu vender todos os seus pontos comerciais em São Paulo. Com isso, o grupo holandes SHV, dono da cadeia, decidiu deixar o mercado de atacado no Brasil.

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A empresa pediu uma quantia próxima de R$3 bilhões pelas 24 lojas, o equivalente a todo faturamento anual, segundo informações do “Valor”.

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A companhia é uma das mais tradicionais do setor de atacado no Brasil e está no País desde os anos 70. A Makro já havia vendido 28 lojas para o Carrefour por R$1,95 bilhão, no começo de 2020. A operação no estado paulista tinha sido mantida.

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Segundo cálculos do mercado, o valor pedido pela Makro equivale a um preço médio de R$ 120 milhões por loja, quase o dobro dos investimentos na construção de uma loja nova média (R$ 40 milhões a R$ 50 milhões), sem incluir a compra do terreno.

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A companhia considerou a posição estratégica da localização de suas lojas para chegar no montante pedido. A Makro tem estabelecimentos em regiões como São Paulo, São José dos Campos, Araraquara e Ribeirão Preto.

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