Coquetel alcoólico

Marca baiana Don Luiz prevê faturamento de R$ 27 mi este ano

A marca Don Luiz nasceu oficialmente em 2020, quando um empresário interessado propôs a distribuição no Espírito Santo

Matheus Vieira, Luiz Ramon e Lucas Rocha: sócios da Don Luiz — Foto: Divulgação
Matheus Vieira, Luiz Ramon e Lucas Rocha: sócios da Don Luiz — Foto: Divulgação

O coquetel alcoólico à base de doce de leite da marca Don Luiz, definido por seu CEO, Lucas Rocha, como o “shot sem cara feia”, registrou um faturamento de R$ 15 milhões em 2023. Para este ano, a empresa prevê fechar com uma receita em torno de R$ 27 milhões. 

O coquetel Don Luiz foi criado em Salvador (BA) de forma artesanal, a partir de uma ideia despretensiosa, em 2017. 

Na ocasião, um conhecido de Rocha e outros dois amigos seus — Luiz Ramon e Matheus Vieira — fez para eles a bebida usando o doce de leite. Com o resultado saboroso, as figuras passaram a mostrar a criação para outras pessoas.

“A marca não nasceu de um plano de negócios, a gente não se uniu para tentar ter uma ideia e colocar para venda. Essa apresentação inicial se dava muito mais para gerar assunto, a gente levava para aniversários, happy hours e viagens”, conta Rocha, segundo o “Pequenas empresas, grandes negócios”. 

Rocha e seus sócios, Rafael Medeiros e Luis Nato, que chegou à Don Luiz como estagiário, tem levado o negócio à frente juntos desde 2019.

A marca nasceu oficialmente no ano seguinte, quando um empresário interessado fez a proposta de distribuição no Espírito Santo. Segundo Rocha, o nome Don Luiz vem de um dos fundadores.

“No primeiro ano, nós faturamos R$ 600 mil e vimos que com a velocidade de crescimento não era possível continuar como uma bebida artesanal. Foi quando começamos a buscar uma fábrica, só que queríamos manter a receita original, não poderíamos mudar em nada o produto”, afirmou Rocha.

Pandemia veio como uma ‘faca de dois gumes’ para a Don Luiz

Os criadores da Don Luiz levaram um ano fazendo testes para atingir o nível equilibrado de cremosidade da bebida original, mas em um produção em larga escala. No entanto, quando estivesse tudo pronto para o lançamento, começou a pandemia da Covid-19, que parou o mundo. 

“Como os bares e restaurantes estavam fechados, a gente teve que aprender a gerar demanda e ter ponto de contato com nosso consumidor dentro do supermercado”, narrou o CEO.

Na parte comercial, Rocha lembrou que, por conta do isolamento forçado e orçamento apertado para viajar, devido aos aportes feitos na marca, as chamadas de vídeo, que se tornaram comuns naquele momento, vieram a calhar. 

“Por dois anos, a nossa comunicação com fornecedores foi feita somente pelo computador”, relembrou Rocha, segundo o veículo de notícias.

O crescimento anual da Don Luiz, atualmente, tem uma média de 70%, sua produção atinge em média 50 mil garrafas por mês, com presença em 21 estados do Brasil. Em 2023, a companhia atingiu 5% de participação em sua categoria no Brasil. São Paulo é responsável por metade da receita, com a Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal despontando como outros mercados importantes.

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