
A Marcopolo registrou lucro líquido de R$ 323,3 milhões no terceiro trimestre, resultado 1% superior ao obtido no mesmo período do ano anterior.
A receita líquida da companhia apresentou alta de 8,2% entre julho e setembro, alcançando R$ 2,5 bilhões. Desse total, R$ 1,24 bilhão foi proveniente do mercado interno, R$ 366,7 milhões das exportações e R$ 894,8 milhões das operações internacionais.
De acordo com a fabricante de ônibus e equipamentos de transporte, o avanço da receita reflete o melhor desempenho das atividades externas, impulsionado pelo maior volume de vendas e por um mix de produtos mais favorável, tanto nas exportações quanto no conjunto das operações internacionais.
No mercado doméstico, o recuo da receita foi atribuído à redução nos volumes vendidos, segundo informou a empresa em comunicado que acompanha o balanço.
“As exportações a partir do Brasil foram um dos destaques do terceiro trimestre, com crescimento expressivo de unidades e de faturamento de rodoviários. O aumento sequencial de volumes pode ser explicado pela sazonalidade positiva no segundo semestre de cada ano, característica desse mercado. As perspectivas seguem otimistas para o quarto trimestre, com ênfase nos mercados de Chile, Argentina e Peru.”
Os custos operacionais totalizaram R$ 1,83 bilhão, valor 5,6% maior que o registrado um ano antes. O lucro bruto somou R$ 667,7 milhões, avanço de 16% na comparação anual.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 419,8 milhões, o que representa queda de 9,9% em relação ao mesmo trimestre de 2024. A margem Ebitda caiu de 20,1% para 16,8%, uma retração de 3,3 pontos percentuais.
A Marcopolo encerrou o período com dívida líquida de R$ 1,27 bilhão, inferior ao nível do segundo trimestre deste ano, de R$ 1,36 bilhão.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		