Em 2022, a Mastercard (MSCD34) registrou um volume de transações de US$ 8 trilhões em seus cartões, em meio a um contexto de taxas de juros em alta para combater a inflação. Isso equivale a um gasto médio de US$ 1.000 para cada uma das aproximadamente 8 bilhões de pessoas no mundo. No entanto, apesar de o cartão ser a base de seu negócio, a empresa norte-americana está se preparando para expandir suas atividades além disso. As informações são do Estadão.
Os planos da Mastercard envolvem desde pagamentos rápidos de bilhetes de metrô em Nova York até o desenvolvimento de tecnologias que sugerem opções de comida para os clientes quando visitam o McDonald’s. Além disso, a empresa busca aproveitar o potencial dos consumidores incluídos no sistema financeiro do Brasil por meio do Pix, bem como aqueles que serão beneficiados pela sua versão nos EUA, o FedNow. No entanto, essa expansão também intensificará a competição no setor.
“A Mastercard não precisa estar apenas onde os consumidores estão hoje. Precisamos estar onde eles estarão presentes no futuro, além dos cartões. E é exatamente nisso que estamos focados”, resumiu a presidente da Mastercard para a América do Norte, Linda Kirkpatrick, em seu hub de tecnologia, em Nova York.
Para alcançar o objetivo, a companhia tem buscado uma estratégia orgânica e de aquisições. Mais de US$ 5 bilhões foram investidos pela Mastercard para a compra de empresas e participações minoritárias, em diversos negócios diferentes.
Mastercard (MSCD34) lança serviço de verificação por blockchain
A Mastercard (MSCD34) anunciou, nesta sexta-feira (28), o lançamento do serviço de verificação por blockchain entre consumidores e empresas, chamado Mastercard Crypto Credential. Segundo a empresa, a ferramenta fornece infraestrutura para instituições financeiras, governos, marcas e empresas cripto, como informou o portal “Money Times”.
O vice-presidente executivo de blockchain e moedas digitais da Mastercad, Raj Dhamodharan, disse que configurar e dimensionar ecossistemas para permitir o comércio não é novidade para a empresa.