A compra do Twitter (TWTR34) confirmada por Elon Musk nesta semana já movimenta os usuários das redes sociais. A plataforma Mastodon, criada por uma organização alemã sem fins lucrativos, tem cerca de 2 milhões de usuários e vem chamando a atenção.
A Mastodon ganhou mais de 30 mil novas contas depois da aquisição do Twitter e outros 10 mil usuários voltaram a ser ativos. A plataforma anunciou a novidade em sua própria conta do Twitter.
A empresa alemã tem o software de código aberto, nos mesmos moldes desejados por Musk no Twitter. Ter o código aberto significa que usuários podem criar e manter as próprias comunidades (privadas ou não) dentro do Mastodon.
“Curiosamente, uma das razões pelas quais comecei a olhar para as redes sociais descentralizadas em 2016, o que me levou a criar o Mastodon, foram os rumos de que o Twitter poderia ser vendido para outro bilionário controverso”, afirmou o fundador do Mastodon, Eugen Rochko em uma publicação da rede social.
A companhia afirmou que os servidores públicos estão sobrecarregados com a nova leva de usuários. “E agora, pelas mesmas razões, muitas pessoas estão vindo para o Mastodon”, declarou Rochko em relação a compra do Twitter.
Mastodon tem feed similar ao Twitter
A plataforma tem um feed parecido com a interface do Twitter, mas tem um limite de 500 caracteres. Não existem anúncios ou algoritmos e o feed é cronológico.
Segundo uma publicação de um usuário do Mastodon, a plataforma é “como se o Facebook e o Twitter tivessem uma versão amigável, onde posso discutir coisas com pessoas ao redor do mundo sobre tudo que elas amam”.
O fundador da rede social afirmou que mensagens criptografadas de ponta a ponta estão em andamento, assim como novas ferramentas para melhorar a experiência dos usuários no Mastodon.