Mater Dei (MATD3): Santander (SANB11) aumenta preço-alvo

O Santander Brasil manteve recomendação ‘neutra’ para a ação do Mater Dei mas aumentou seu preço-alvo de R$ 8,50 para R$ 11,30

O Santander Brasil (SANB11) manteve recomendação ‘neutra’ para a ação do Mater Dei (MATD3) mas aumentou seu preço-alvo de R$ 8,50 para R$ 11,30. O banco incorporou em seu modelo os resultados do primeiro tri e o impacto das novas projeções de Selic e inflação sobre a empresa. 

Além disso, o Santander disse que o ‘ramp up’ do Mater Dei Salvador está mais rápido que o esperado, e que a performance da operação em Betim também está melhorando. As informações são do “Brazil Journal”.

Por conta disso, o analista Caio Moscardini aumentou suas estimativas para a receita de curto e longo prazo da rede de hospitais. “A companhia foi capaz de credenciar mais de 400.000 pacientes de planos de saúde para potencialmente usar o hospital de Salvador, o que é acima da nossa expectativa inicial,” escreveu o analista.

“O Mater Dei também lançou recentemente seu centro médico, que pode ter um papel chave na geração de tráfego para o hospital.” Segundo ele, o ‘ramp up’ do hospital de Salvador era uma das principais preocupações do Santander quando começou a cobrir a ação em junho do ano passado.  Com as novas premissas, o Santander também elevou a projeção do EBITDA para 2023, 2024 e 2025 em respectivamente 3%, 10% e 8%. 

Do lado negativo, o analista nota que as estimativas ainda não incluem o potencial aumento nos salários dos enfermeiros, aprovado pelo Congresso recentemente, porque as empresas “ainda podem negociar com os sindicatos, potencialmente levando a uma redução no impacto de custos.” “No entanto, quando incluímos os custos maiores com enfermeiros no nosso cenário, nossas estimativas para o EBITDA e lucro caem em 10% e 18%, respectivamente, em 2024,” diz o relatório.

Nas contas do Santander, o Mater Dei negocia a 7x EV/EBITDA e 13x o lucro estimado para o ano que vem. O preço-alvo do banco implica múltiplos de 8x EBITDA e 14x lucro.  A ação do Mater Dei ficou de lado hoje, com a empresa valendo perto de R$ 4 bilhões na Bolsa. O papel sobe 27% nos últimos 12 meses, contra uma alta de apenas 8% na Rede D’Or.

Mater Dei anuncia plano de sucessão; confira

A Rede Mater Dei  anuciou no final de junho mudanças no comando da companhia hospitalar. Em 10 meses, a terceira geração da família fundadora deverá assumir as rédeas da empresa e os filhos do fundador ficarão apenas no conselho. As informações são do Brazil Journal.

Henrique Salvador, o atual CEO, vai virar o chairman da companhia, um cargo ocupado até agora pelo fundador José Salvador Silva, que tem 92 anos e vai continuar no board, mas com menos envolvimento no dia a dia. Para o cargo vago, a companhia designou José Henrique Salvador, filho de Henrique, que atua como COO (Chief Operating Officer) há três anos. 

Sua nomeação representa uma transição planejada e uma continuidade na gestão da empresa.

Ao mesmo tempo, as irmãs de Henrique, Maria Norma e Márcia Salvador Geo, que ocupavam os cargos de vice-presidentes comerciais e assistenciais, respectivamente, também estão deixando suas funções operacionais na empresa. No entanto, elas permanecerão como membros do conselho, mantendo seus assentos e contribuindo com a governança e as decisões estratégicas da companhia.

As duas serão substituídas por Renata Salvador Grande, filha de Renato Salvador (o terceiro irmão de Henrique), e por Felipe Salvador Ligório, filho de Maria Norma. 

A família Salvador — que depois do IPO passou a deter 73% do capital da companhia — é composta por quatro núcleos que somam 10 netos do fundador. 

“No plano de sucessão decidimos que apenas um dos netos de cada núcleo da família poderia atuar como diretor do grupo. E para isso essas quatro pessoas teriam que cumprir algumas exigências,” Henrique Salvador disse ao Brazil Journal.

As quatro exigências eram as seguintes: possuir uma formação acadêmica relacionada à área de negócios, ter experiência de trabalho no Mater Dei por alguns anos, atuar em hospitais externos ao Mater Dei por um período de dois anos, e concluir um MBA em uma das principais escolas de negócios do mundo.

Todos os três executivos da família que estão sendo promovidos cumpriram todas as quatro exigências estabelecidas.