McDonald's confirma volta do McPicanha, mas com novo nome

Após ser acusada de propaganda enganosa e admitir o "vacilo" nas redes sociais, companhia voltará a vender os sanduíches

Depois de retirar a linha Novos McPicanha do cardápio, o McDonald’s anunciou em publicação na rede social Instagram nas suas redes sociais que o sanduíche voltará ao cardápio com novo nome. A suspensão das vendas foi determinada em consequência do escândalo que tomou o mercado na última semana após a empresa admitir que os lanches, apesar do nome, não tinham picanha na composição.

No vídeo, a gigante norte-americana de fast food alega que “vacilou” na escolha do nome da linha e garantiu que o sanduíche “com a maior carne do Méqui e o delicioso molho sabor picanha está de volta”, sem divulgar a data para retorno.

A decisão veio no mesmo dia que a companhia retirou os dois sanduíches Novos McPicanha do cardápio de todos os restaurantes do País, conforme o McDonald’s havia informado em nota.

Em campanha lançada no mês de abril, o McDonald ‘s informou que o hambúrguer da linha  Novos McPicanha era “100% bovino”, mas tinha molho sabor picanha, só que o texto vinha em letras miúdas e brancas sobre fundo vermelho. As primeiras denúncias surgiram nas redes sociais, de consumidores que reclamavam do sabor dos sanduíches.

O episódio ganhou mais notoriedade após o perfil no Instagram “Coma Com os Olhos”, que publica resenha de lanches na rede social, denunciou o caso para seus seguidores. Sob a acusação de propaganda enganosa, a equipe de administração da página disse que levaria o episódio ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ao Procon de São Paulo. 

Em nota, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) afirmou que o Ministério da Justiça deu um prazo de dez dias para que a empresa envie esclarecimentos sobre possível propaganda enganosa. A venda dos lanches já havia sido suspensa pelo Procon-DF. A rede de fast food foi notificada e tem até a segunda-feira 2 de maio para apresentar respostas ao Procon-SP sobre a publicidade e composição dos sanduíches.

Confira a nota do McDonald’s na íntegra sobre o episódio envolvendo a linha McPicanha:

“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco. Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara.”