O McDonald’s decidiu retirar os novos lanches McPicanha do cardápio de todas as lojas do País após polêmica envolvendo o sanduíche. Na quinta-feira (28), a rede de fast-food admitiu publicamente que os McPicanha não continham hambúrguer de picanha.
A decisão ocorreu após o Procon-SP notificar a empresa a prestar esclarecimentos e o Procon-DF proibir a venda dos dois sanduíches McPicanha no Distrito Federal até que houvesse a “correção total da publicidade”. O Ministério da Justiça também notificou a empresa a pedir esclarecimentos.
Leia também: McPicanha: McDonald’s confirma que novo lanche não tem picanha
O McDonald’s estava usando o nome do corte da carne em campanhas publicitárias e embalagens, mas a questão ganhou destaque nas redes sociais. Na quinta-feira (28), a companhia admitiu que o novo sanduíche não tinha picanha na composição do hambúrguer, e sim um molho com sabor mais acentuado de churrasco.
No mesmo dia, o Procon-SP notificou a rede e o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu um processo para analisar as peças publicitárias veinculadas.
McDonald’s pede desculpas pela escolha do nome McPicanha
No comunicado informando a suspensão da venda dos sanduíches, a empresa disse que o McPicanha “teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor”. A marca também lamentou “que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas”.
Confira o posicionamento do McDonald’s na íntegra:
A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.