A empresa de educação financeira “Me Poupe!”, de Nathalia Arcuri, demitiu quase metade dos seus funcionários na sexta-feira (27), de acordo com informações do “Portal do Bitcoin”. Com cerca de 140 colaboradores no fim de 2022, a mesma realizou o desligamento de 70 membros da equipe.
Em nota, a Me Poupe! afirmou que está passando por uma restruturação. “Fundada em 2015 com o propósito de democratizar a educação financeira e ajudar as pessoas a assumirem o controle de suas decisões, a empresa passa por uma reestruturação que demandará reorganização de equipe e investimentos”, explicou.
“Esse movimento exige outras formações e competências técnicas do time, o que motivou a difícil decisão de realizar os desligamentos mencionados”, completou em comunicado.
Com mais de 7 milhões de inscritos em seu canal do YouTube, Arcuri produz conteúdos sobre investimentos, mercado financeiro e gestão de finanças.
A crise na empresa teria começado em meados de 2022, segundo o Estadão. Ex-funcionários da Me Poupe afirmaram que o clima de trabalho era competitivo, com cobranças excessivas por metas.
Bastidores da demissão em massa da “Me Poupe!”
De acordo com o “Portal do Bitcoin”, uma ex-funcionário revelou que o cenário passado pela diretoria era o inverso do que ocorreu.
““Toda semana falavam para ficarmos calmos. No final de dezembro, trabalhamos para entregar um grande projeto chamado ‘Felizes 2023’. A Nath e a diretoria estavam nas reuniões”, contou a ex-funcionária.
A reunião online com toda a empresa deveria ter sido sobre os planos de para 2023 e havia até mesmo animação por parte dos funcionários. No entanto, o cenário mudou e surpreendeu a equipe.
“A Nathalia estava bem esquisita e começou a apresentar um PPT. Ela agradeceu a gente, mas disse que a empresa focaria 100% no aplicativo. Foi quando ela falou que não teria mais espaço para todos e que o RH chamaria algumas pessoas para conversar. E encerrou assim, do nada”, contou a ex-funcionária.
Uma colaboradora de nível sênior disse que questionou o RH e lideranças sobre possíveis demissões e todas as vezes ouviu que nada aconteceria.
Nathalia Arcuri tem futuro incerto
“A Nath já flertou com a saída das redes outras vezes, algo que nunca aconteceu de verdade. Faz um tempo que ela quer deixar as redes e se concentrar na cadeira de CEO, mas nunca funcionou”, disse uma ex-funcionária.
Elogiada por alguns ex-funcionários, Nath Arcuri também foi criticada por uma parte, principalmente pela maneira como conduziu a situação.
“A forma como foi conduzida, com demissões de pessoas recém-contratadas (gente com menos de 1 mês na empresa) e de uma mulher grávida (que foi recontratada depois que foram informados sobre isso) não me parece algo feito de forma bem planejada”, destacou uma agora ex-funcionária.
Primo Rico também promove demissões
Outra empresa da área das finanças, o Grupo Primo, também promoveu demissões recentemente. De Thiago Nigro (conhecido pelo canal Primo Rico) e Bruno Perini, o Grupo Primo saiu de 270 para 190 funcionários, segundo o Estadão.
A última rodada de cortes, em setembro de 2022, ocorreu após a intensificação da pressão por resultados.