"Tomando mais riscos"

Mercado Livre (MELI34) amplia crédito em 46% dentro de 1 ano

“Estamos tomando um pouco mais de risco”, expressou Richard Cathcart, diretor da companhia

Foto: Divulgação/Mercado Livre
Foto: Divulgação/Mercado Livre

O portfólio de crédito do Mercado Livre (MELI34) avançou 46% no 1TRI24, quando comparado com o mesmo trimestre de 2023. O valor chegou a US$ 4,4 bilhões, ditando um ritmo mais rápido que o do 4TRI23, isto por impulso das operações no Brasil e México.

“Estamos bem contentes com o desempenho do cartão de crédito. A penetração continua a aumentar, principalmente no México, país onde a penetração é bem mais baixa do que no Brasil”, disse o diretor de Relações com Investidores do Mercado Livre, Richard Cathcart, em entrevista à “Bloomberg Línea”.

As emissões de cartões de crédito foram a principal razão desse aumento, tendo em vista que o Mercado Pago emitiu cerca de 1,5 milhão de cartões de crédito nos primeiros 3 meses deste ano. 

Segundo o diretor, os indicadores de inadimplência tem deixado a companhia confortável, pois aumentou de 8,2% no 4TRI23 para 9,3% no 1TRI24, isto para os atrasos de até 90 dias. 

“O aumento da inadimplência foi uma consequência das datas, pois a Páscoa caiu neste ano no primeiro trimestre. Isso significa que não conseguimos ligar para as pessoas que estão com pagamento atrasado. Tivemos que estender algumas faturas para abril, foi um efeito de sazonalidade”, comentou.

Mercado Livre (MELI34) está tomando “um pouco mais de risco”, diz diretor

A rapidez na originação também foi citada como outro fator que puxou a  inadimplência. “Estamos tomando um pouco mais de risco”, expressou Cathcart.

“Isso está contemplado nas taxas de juros que cobramos. Quando se olha a métrica que é basicamente a receita das taxas, menos a inadimplência e o custo, isso ficou bem estável, até melhorou um pouco no primeiro trimestre de 2024 quando comparado a 2023″, disse.

A análise de dados feita pelo Mercado Livre – mais que uma possível melhora no quadro econômico ou das estimativas – levou à decisão de tomar mais risco, indicou Cathart.

“Com essa carteira, estamos combinando os dados internos que temos dos consumidores com alguns dados que trazemos de fora, principalmente via Open Banking no Brasil. Quando juntamos essas duas fontes de dados, vimos que conseguimos aumentar o tamanho das linhas de crédito”, afirmou o diretor do Mercado Livre.