Mercado Livre (MELI34) lucra US$ 129 mi com e-commerce e fintech

Alta do lucro do Mercado Livre foi de 36% na comparação com 3T21

Na última quinta-feira (3), o Mercado Livre (MELI34) anunciou seu balanço para o terceiro trimestre de 2022, que veio acima do esperado pelos investidores. A companhia registrou lucro líquido de US$ 129 milhões no terceiro trimestre de 2022, alta de 36% ante o mesmo período do ano anterior. Para analistas, o sucesso do Mercado Livre se dá por dois fatores: o comércio eletrônico e a fintech da companhia, o Mercado Pago.

“Os números da companhia demonstram um crescimento sólido mesmo em um ambiente global desafiador como o atual. O sucesso do Mercado Livre é devido tanto ao comércio online como também a sua fintech, que permitiu entregar um rápido crescimento em GMV, TPV e receita líquida”, apontou, em nota, Guilherme Zanin, analista da Avenue Securities.

Como adiantado, a receita líquida foi destaque, alcançando US$ 2,7 bilhões entre julho e setembro de 2022, avanço de 44,7% em dólares e 60,6% em moeda constante ante o mesmo intervalo do ano passado.

O valor total dos bens e serviços transacionados na plataforma, ou GMV, somou US$ 8,6 bilhões no trimestre, um crescimento de 17% na comparação anual. “Diferente dos concorrentes, o e-commerce do Mercado Livre segue resiliente”, comentou, em comentário, Richard Camargo, analista de tech da Empiricus.

No segmento de fintech, que no caso do Mercado Livre é representado pelo Mercado Pago, o TPV, ou volume financeiro movimentado nas contas dos clientes, a companhia registrou US$ 32,1 bilhões no terceiro trimestre, o que representa um crescimento de 54% na comparação anual. 

“Até aqui, a empresa está sendo muito bem sucedida em se tornar um canal relevante na vida financeira dos clientes, que utilizam cada vez mais o Mercado Pago fora do e-commerce”, disse Camargo.

Para Zanin, após um terceiro trimestre de sucesso, com forte crescimento e lucratividade, a atenção do Mercado Livre agora está em manter a tendência de crescimento também no quarto trimestre, que traz eventos importantes para o varejo como a Black Friday, a Copa do Mundo e o Natal.

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