Mercado Livre (MELI34) reverte prejuízo com lucro de US$ 65 milhões no 1T22

Crescimento do marketplace e pagamentos via Mercado Pago contribuíram para os resultados positivos

O Mercado Livre (MELI34) registrou um lucro líquido de US$ 65 milhões no primeiro trimestre de 2022, conforme divulgado na quinta-feira (5), sustentado pelos avanços nos serviços de e–commerce e pagamentos. A notícia foi recebida positivamente pelo mercado, uma vez que o resultado reverte o prejuízo de US$ 34 milhões da empresa em 2021. Em termos de lucro por ação, o papel saiu de um prejuízo de US$ 0,68 para um lucro de US$ 1,30 entre janeiro e março deste ano.

Além disso, o Mercado Livre (MELI34) atingiu um novo recorde de receita total nos três primeiros meses deste ano, superando a performance do quarto trimestre do ano passado. O primeiro trimestre de 2022 rendeu à companhia uma receita líquida de US$ 2,24 bilhões, o que equivale a um crescimento de 63,1%, na comparação com o mesmo período de 2021. 

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Apenas o Brasil representa 55% da receita líquida total da empresa, rendendo cerca de US$ 1,2 bilhão e consolidando o País como o principal mercado da companhia. A título de comparação, na Argentina, onde foi fundada, a receita alcançou US$ 518 milhões; no México, por sua vez, chegou a US$ 364 milhões. 

“O crescimento do marketplace se manteve consistente, sobretudo devido ao comportamento e crescimento da base de compradores. O Mercado Pago também teve um desempenho muito animador, com a carteira de crédito apresentando crescimento lucrativo consistente, assim como com crescimento no volume de pagamentos da conta digital e adquirência. Tivemos um início de ano muito forte, estabelecendo uma base sólida para os próximos meses que serão desafiadores”, diz, em nota, a empresa.

Mercado Livre cresce com e-commerce

Em grande medida, o desempenho do Mercado Livre foi sustentado pelo volume de vendas (GMV) do marketplace, que atingiu US$ 7,7 bilhões no primeiro trimestre, ou seja, um crescimento de 26,5%. Ao todo, foram vendidos cerca de 266,7 milhões de itens, o que representa uma alta de 20,1%. O montante representa uma alta de 26,5%

Com o Mercado Envios, a empresa conseguiu embarcar 254,3 milhões de itens durante o trimestre, representando aumento de 22,2% na comparação anual. O serviço foi impulsionado pelos avanços na execução e na velocidade, cuja penetração gerenciada pelo Mercado Livre  atingiu 90,5%, sendo 40% dos envios via modelo fulfillment. 

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De acordo com a empresa, os serviços do ecossistema de e-commerce seguem em expansão, sobretudo o Mercado Ads.  “A receita do negócio de publicidade digital quase dobrou no primeiro trimestre, ano contra ano, tendo investido consistentemente em tecnologia para ampliar a presença de anúncios no ecossistema”, afirmou, em nota.

Os serviços de pagamento do Mercado Livre

Além dos ganhos com e-commerce, o Mercado Livre destaca os resultados positivos advindos com o Mercado Crédito e o Mercado Pago.

Conforme o relatório, a carteira de crédito atingiu mais de US$ 2,4 bilhões no primeiro trimestre de 2022 – ao final de 2021, era cerca de US$ 1,7 bilhão. No período, o Mercado Crédito concedeu mais de US$ 1,7 bilhão em créditos, quase o triplo do valor registrado no primeiro trimestre de 2021.

Por sua vez, o volume total de pagamentos (TPV) via Mercado Pago, dentro da plataforma do Mercado Livre, atingiu  US$ 25,3 bilhões, expandindo, portanto, 72% no trimestre. O volume total fora da plataforma do Mercado Livre também continua crescendo, atingindo US$ 17,2 bilhões, um crescimento de 103,2%. 

A empresa destaca que os pagamentos realizados fora da plataforma vem crescendo bastante no Brasil, sobretudo com as operações por meio do PIX. Com isso, o volume total de pagamentos via código QR quadruplicou no trimestre, na base anual.

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“O Mercado Livre saiu da pandemia mais forte do que éramos há dois anos atrás, com um modelo de negócios mais maduro em escala, com mais funcionários com capacidades complementares, além de serviços e experiências muito melhores para os clientes em todos os nossos principais mercados”, completa, em nota, o Mercado Livre (MELI34).